Prefeitura de Penápolis / SP
Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
30 ABR 2021
Secretaria de Saúde alerta para vacinação contra a gripe
PROCESSANDO ÁUDIO

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população penapolense para a baixa cobertura vacinal de alguns grupos mais suscetíveis que ainda não se imunizaram contra a Influenza. A orientação é que as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, profissionais de saúde, gestantes e puérperas tomem a vacina contra a Gripe.
A vacina estará disponível em todas as unidades básicas e nas Macros de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. A vacinação é gratuita e é necessário apresentar a carteirinha de vacinação. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra influenza.

Cobertura
De acordo com balanço prévio divulgado pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica, a cobertura vacinal dos grupos prioritários (crianças, profissionais de saúde, gestantes e puérperas) está bem abaixo da meta pretendida.
O secretário de Saúde, Luiz Washington Bozzo do Nascimento Filho, alerta para o índice preocupante da vacinação dos profissionais de saúde. “Até o momento, apenas 330 trabalhadores da saúde se vacinaram, o que representa apenas 16,5% deste público. É extremamente importante que aqueles que trabalham na saúde estejam imunizados para o vírus da Influenza”, enfatizou.
Até o momento, apenas 1.028 crianças de seis meses a cinco anos foram vacinadas, representando 24,6% de cobertura. Com relação às mulheres gestantes, a vacinação atingiu 21,1% e referente às puérperas, a cobertura foi de 27,7%.

Público-alvo
Devem se vacinar nesta primeira etapa, as crianças de seis meses a cinco anos completos, grávidas em qualquer período da gestação, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde. A vacinação é gratuita e é necessário apresentar a carteirinha de vacinação. A primeira etapa prossegue até o dia 10 de maio.

Demais etapas
A segunda etapa, a partir do dia 11 de maio, será para idosos a partir de 60 anos ou mais e para professores das redes pública e privada.
Já a terceira etapa começa em 9 de junho e inclui pessoas com comorbidades, com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

Orientações
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que aquelas pessoas incluídas na Campanha de Vacinação da Covid-19 deem preferência a imunização contra o coronavírus. É necessário respeitar o intervalo mínimo de 14 dias para depois se vacinar contra o vírus Influenza, causador da gripe.

VINCULADOS À PÁGINA:
Versão do Sistema: 3.0.0 - 03/05/2021