Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
27 MAI 2021
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Pessoas em situação de rua voltam a ter serviços da Casa de Passagem
O Moveca assumiu o atendimento da Casa de Passagem para pessoas em situação de rua

Desde ontem (26) as pessoas em situação de rua que pernoitam em praças e também aquelas que têm hábitos itinerantes, viajando frequentemente entre as cidades, passaram a contar com a volta do atendimento da Casa de Passagem.
Até março do ano passado o serviço era ofertado pelo SOS (Serviço de Obras Sociais), porém com a chegada da pandemia foi interrompido por questões sanitárias. Diante disso, naquela oportunidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura contratou serviços de hotelaria para atendimento dessas pessoas, especialmente na época do frio. Entretanto, o contrato com esses prestadores de serviço terminou em dezembro.
A partir de agora, o Moveca (Movimento Vestindo a Camisa) está assumindo o atendimento dessas pessoas em situação de rua. Sendo assim, retomou a oferta de pernoite, no mesmo espaço anterior, mediante o cumprimento de todas as medidas sanitárias previstas pelos órgãos competentes.
A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. O titular da pasta, Pedro Sanchez, informou que o local sofreu readequação para manter o distanciamento recomendado. Portanto, inevitavelmente, houve redução do número de leitos “Em primeiro lugar devemos seguir à risca os protocolos sanitários”, garantiu Pedro.
Ele informou que a secretaria disponibilizou ao serviço os insumos para a limpeza e álcool gel, além de itens de proteção individual, como as máscaras, garantindo ainda um ambiente arejado e com espaçamento.
“Também tivemos apoio do Fundo Social de Solidariedade, que cedeu os cobertores e travesseiros para uso da Casa de Passagem”, disse.
O secretário destacou que o local é um direito dessas pessoas em situação de rua, entretanto não é possível obrigá-las a freqüentar. “Esperamos que seja bem aproveitado por todos que necessitam deste recurso”, concluiu.