Quarta-feira, 08 de Maio de 2024
02 JUL 2021
Rede municipal retomará aulas presenciais para 35% dos matriculados
Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no país, a Secretaria Municipal de Educação de Penápolis definiu para a próxima segunda-feira, dia 05 de julho, a retomada escalonada das aulas presenciais na rede municipal de ensino.
A medida é válida para o Ensino Fundamental (1º ao 5º anos), Educação Infantil (Pré-Escolas) e Creches (Berçário e Maternal). Seguindo o que determina o Plano São Paulo, elaborado pelo Governo do Estado, serão atendidos presencialmente apenas 35% dos alunos matriculados em cada etapa escolar.
A equipe da Secretaria Municipal de Educação elaborou um esquema de rodízio para atendimento aos alunos. Cada turma de alunos, correspondente à capacidade permitida pelo Plano São Paulo, foi agrupada em quatro cores.
Desta forma, uma cor/grupo frequentará a escola durante uma semana, enquanto as outras três cores/grupos permanecerão em casa, com atividades remotas. Assim ocorrerá, sucessivamente, até que seja necessária uma nova sistemática, dependendo da evolução do quadro pandêmico atual.
Nesse cenário, os horários das aulas serão os seguintes: Pré-Escolas e Ensino Fundamental Regular (turma da manhã – das 07h às 10h, e turma da tarde – das 13h às 16h); Pré-Escolas e Ensino Fundamental Integral (das 08h às 11h). As atividades complementares dos contraturnos ainda estão suspensas.
A exceção ocorre nas Creches. Neste caso não haverá rodízio, e sim atendimento diário, das 07h às 14h, para 35% dos alunos. Os demais ficarão em casa com atividades remotas, que serão retiradas pelos pais junto aos educadores, como de costume.
Os alunos receberão alimentação na escola. Sobre o kit escolar de alimentos, a Secretaria Municipal de Educação informa que a entrega neste mês de julho será realizada no dia 06, próxima terça-feira, no horário das 07h às 18h, em todas as unidades.
Com relação ao Transporte Escolar, o mesmo será fornecido para os moradores da cidade a partir do dia 19, e para os moradores da zona rural a partir do dia 26.
Todos os pais de alunos já estão cientes do esquema de funcionamento das unidades, e já sabem quais são os dias em que os filhos devem comparecer ou não. Já foram feitos contatos prévios com os familiares por meio das equipes gestoras das escolas.
Todos os alunos devem comparecer no dia e horário planejados com máscara facial (uso obrigatório), e se possível com seu recipiente de álcool em gel. Todas as escolas terão álcool em gel disponível para utilização de alunos, professores e demais integrantes da equipe.
Cada unidade escolar já está preparada e equipada para seguir rigorosamente os protocolos sanitários exigidos, como distanciamento de carteiras, higienização rigorosa e constante, entre outras ações.
A meta da Secretaria Municipal de Educação é atender com segurança e qualidade todos os alunos e funcionários.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024