Quinta-feira, 28 de Março de 2024
29 JUL 2021
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Sasc busca parceria de mercados para Banco de Alimentos
Direção dos supermercados conheceu o funcionamento do projeto Banco de Alimentos
A Sasc (Secretaria de Assistência Social e Cidadania) está em busca de parcerias de supermercados e demais estabelecimentos visando desenvolver o projeto Banco de Alimentos. A iniciativa consiste em arrecadar alimentos perecíveis, como verduras, frutas e legumes, junto aos estabelecimentos comerciais do gênero para auxiliar no combate à fome.
Recentemente, o secretário de Assistência Social, Pedro Luis Menti Sanchez, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Baíta Rossi, estiveram em reunião com as direções dos supermercados Eldorado e Big Mart. unidades I e II, para apresentar a proposta.
O secretário de Assistência Social, Pedro Sanchez, destacou que o contato foi bastante positivo. “Fomos muito bem recebidos nos supermercados que se dispuseram em colaborar com a iniciativa. Também estaremos em contato com os demais supermercados, hortifrútis, quitandas, empresas e demais estabelecimentos para que todos conheçam o projeto”, afirmou.

Banco de Alimentos
O projeto do Banco de Alimentos é regulamentado pelo Decreto Municipal nº 6840/2021. A iniciativa se baseia na captação de gêneros alimentícios não perecíveis que seriam descartados por supermercados, feiras e outros comércios afins, e que podem passar por uma avaliação de qualidade; posteriormente a essa avaliação, os itens serão doados a entidades assistenciais e/ou famílias em vulnerabilidade social.
As ações são coordenadas pelo Fundo Social de Solidariedade e Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio da Secretaria de Municipal de Desenvolvimento e Trabalho, que nos próximos dias vai se reunir com representantes dos estabelecimentos comerciais para solicitar a adesão e colaboração.
O Decreto Municipal descreve os alimentos, neste caso, sendo industrializados ou in natura, e que por algum motivo, estando ainda dentro do prazo de validade, perderam sua condição de comercialização. Contudo, se esses produtos mantêm inalteradas as propriedades que garantam condições de consumo humano, poderão ser doados.
Ainda segundo o decreto, o Banco de Alimentos efetuará a entrega dos alimentos às famílias em extrema vulnerabilidade, referenciadas nos serviços executados de maneira direta e indireta, em parceria com o Poder Público.
Serão consideradas aptas a receberem os donativos as Organizações Sociais devidamente inscritas junto ao Conselho Municipal de Assistência Social de Penápolis.
O Banco de Alimentos de Penápolis deverá fazer o uso de uma metodologia qualificada, onde os alimentos deverão ser arrecadados e mantidos em uma central de arrecadações, vinculada ao Fundo Social de Solidariedade e somente após distribuída às Organizações Sociais da Sociedade Civil, para a destinação às famílias em extrema vulnerabilidade. Será utilizado o espaço do Fundo Social de Solidariedade e da Cozinha Comunitária.