Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
14 SET 2021
DESENVOLVIMENTO E TRABALHO
Parcerias promovem cursos profissionalizantes para a população
Cursos oferecem capacitação gratuita para a população em busca de uma vaga no mercado de trabalho
Nos últimos meses, 17 cursos profissionalizantes foram ministrados para a população, resultados de uma parceria entre a Prefeitura de Penápolis, com o Sebrae, Governo do Estado de São Paulo e o Senai. Na semana passada, o prefeito Caique Rossi acompanhou as aulas de algumas turmas.
O prefeito Caique Rossi destacou que esse é o maior programa de capacitação profissional já executado em Penápolis. “Nos últimos meses, temos buscado incessantemente parcerias para oferecer capacitação profissional à população. Foram dezenas de cursos gratuitos para que os penapolenses possam conquistar uma vaga no mercado de trabalho ou ainda se tornar empreendedores”, afirmou o prefeito.
Uma das turmas visitadas foi do curso “Seja um pedreiro profissional para revestimentos” que já está em fase final. As aulas foram iniciadas em agosto com previsão de término para o final de setembro. O curso é ministrado pelo professor Renato Gimenes Giroto no Centro de Inclusão Produtiva “Escola de Profissões”. Ao todo, 16 pessoas participam da capacitação.
O prefeito Caique Rossi também acompanhou a última aula do curso “Fabrique e venda panetones e doces natalinos”. O curso foi ministrado pela professora Débora Waldemarim, na Cozinha Comunitária. A última aula abordou a gestão, finanças e marketing para auxiliar os participantes para a venda dos produtos e foi ministrada pela profissional Aline Farezin de Andrade, na sala da Incubadora de Empresas.
Um novo curso foi iniciado no último dia 08, reunindo 16 participantes na iniciativa “Fabrique e venda ovos de páscoas e bombons”. As aulas são ministradas pela professora Débora Waldemarim, na Cozinha Comunitária. As aulas seguem até o final desta semana.

Secretaria de Desenvolvimento inscreve para cursos gratuitos

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho está com inscrições abertas para três cursos profissionalizantes, oferecidos em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento, localizada no Paço Municipal (avenida Marginal Maria Chica, 1400 – Centro). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 16h.
Para se inscrever, é necessário apresentar um documento pessoal (RG) e comprovante de residência. Para cada curso são disponibilizadas 16 vagas, preenchidas conforme as inscrições. Os cursos são gratuitos.

Confira os cursos disponíveis:

Curso “Instalador Hidráulico de Edificações (Encanador)
Local: Centro de Inclusão Produtiva “Escola de Profissões” (avenida Getúlio Vargas nº 80)
Carga Horária: 160h
Aulas: segunda a sexta, das 18h às 22h
Início (previsto): 21/09/2021
Investimento: Gratuito
Pré-requisitos para inscrição: ter no mínimo 18 anos de idade e Ensino Fundamental Completo

Curso “Confeiteiro”
Local: Cozinha Comunitária (Rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 324 – Vila Fátima)
Carga Horária: 160h
Aulas: segunda, terças, quintas e sextas, das 18h às 22h (exceto quarta)