20 OUT 2021
AGRICULTURA
Agricultura oferece curso para membros das hortas comunitárias
O curso discutiu práticas do cultivo de hortaliças e compostagem com aulas teóricas e práticas
Integrantes da horta comunitária da Pevi participaram do curso gratuito “Olericultura básica e compostagem” realizado nesta segunda e terça-feira. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Sindicato Rural de Penápolis e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
O curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo, Renato de Souza Pulli e reuniu cerca de 15 pessoas. Na segunda-feira (18), foi realizada a aula teórica e na terça, os participantes tiveram uma aula prática sobre o plantio de hortaliças e compostagem na horta comunitária do bairro.
Segundo o secretário de Agricultura, Edson Ribeiro de Almeida, o curso ocorre em atendimento às reivindicações dos participantes do Programa Hortas Comunitárias.
“A Secretaria de Agricultura, em parceria com o Sindicato Rural e com o Senar, está promovendo capacitações para os participantes das hortas comunitárias. Esse é o segundo curso e já temos uma programação de novas capacitações para os demais membros do projeto”, explicou.
“As capacitações são extremamente importantes para garantir a qualidade e a produtividade dos alimentos produzidos nas hortas que vão diretamente para a mesa do cidadão penapolense. A Secretaria de Agricultura tem buscado oferecer todas as orientações necessárias para que os participantes do projeto possam produzir cada vez mais e com maior qualidade”, destacou o secretário de Agricultura.
O próximo curso será realizado no início de novembro com os integrantes da horta comunitária do bairro Tropical, discutindo o tema “Olericultura básica - Manejo e tratos culturais”. Atualmente o projeto Hortas Comunitárias conta com cerca de 1.200 participantes em 47 espaços de cultivo espalhados por todas as regiões da cidade.