Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
25 NOV 2021
Prefeitura orienta sobre compras na Black Friday
A Black Friday é uma data tipicamente americana, mas ganhou muito espaço no Brasil, afinal, brasileiro adora uma promoção. O evento acontece em novembro e reúne preços baixos e muitos descontos em diversos produtos e serviços. As compras online e em lojas físicas aumentam consideravelmente assim como o empenho de golpistas e oportunistas para cometer ilícitos e fraudes. Todo cuidado é pouco para o barato não sair caro.
Pensando nisso, a Comissão de Compliance da Prefeitura de Penápolis, a ACE (Associação Comercial e Empresarial) e o Sincomercio elaboraram algumas dicas para ajudar os consumidores a ficarem mais atentos e analisarem a oferta de forma mais criteriosa evitando cair em golpes. Vale lembrar que as compras no comércio local são mais confiáveis, além da maior facilidade em resolver eventuais problemas. Prestigiar o comércio local é sempre mais vantajoso e seguro para todas as partes envolvidas.

Confira as dicas para garantir a segurança nas compras:

1. Monitore e acompanhe os preços com antecedência
Se você sabe o que quer comprar durante a Black Friday, comece a monitorar o preço, pelo menos, um mês antes. Veja se existe oscilação de preço e perceba se vale a pena comprá-lo. Muitos dos produtos que encontrará com desconto durante a Black Friday terão, em outras épocas do ano, preços mais baixos. O verão, por exemplo, é um bom período para comprar eletrodomésticos e artigos de tecnologia mais baratos.

2. Não compre por impulso na Black Friday
Faça uma lista do que realmente lhe faz falta e estipule um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo. Muitas vezes compramos itens que não precisamos e nos endividamos exageradamente. Tenha consciência da sua necessidade e momento financeiro, opte por fazer orçamentos e comparar para comprar apenas o que realmente cabe no seu bolso e é uma boa oferta.

3. Desconfie dos preços muito baixos ou desproporcionais
Existem produtos que, durante a Black Friday, se encontram a preços excessivamente baixos e totalmente desconexos com o valor habitual. Desconfie destes produtos. A expressão popular "quando a esmola é demais, o santo desconfia" se aplica a este caso. Tenha cuidado redobrado quando a vantagem oferecida parecer muito distante de uma realidade possível.

4. Leia as letras pequenas
Antes de comprar um produto leia todas as advertências contratuais sobre garantia, troca, forma de recebimento, prazos e todos os demais itens que constam no ato da compra. Os termos ali dispostos podem determinar todo o procedimento pós compra. Se atentar a esses termos pode definir a compra do produto ou serviço.

5. Atenção ao estado do produto
Neste período do ano, as marcas preparam as vendas de Natal e aproveitam a Black Friday para venderem produtos de mostruário ou com avarias com grandes descontos. Não há problema com essa prática, mas as empresas devem divulgar o estado do produto. Sempre é válido redobrar a atenção com o estado do produto comprado nesta época.

6. Cuidado com as compras online
A Black Friday é um dos principais períodos do ano para compras online. Com o aumento do número de transações, aumentam também as situações de fraude. Os criminosos utilizam e-mails e anúncios falsos em redes sociais ou pesquisas no Google para chamar a atenção do consumidor, através de grandes descontos ou ofertas com curtíssimo período pra aquisição.
Muitos consumidores são atraídos para sites falsos, disponibilizando informações pessoais e de cartões de crédito, que podem ser indevidamente utilizadas. Caso efetue compras online, evite colocar os seus dados em sites duvidosos ou responder a e-mails de origem duvidosa.
Atenção aos remetentes de e-mails. Os consumidores podem pesquisar a origem da empresa e os dados da compra em sites como o www.reclameaqui.com.br e de pesquisa como o próprio Google.

7. Faça as contas ao custo total da compra
Se você já decidiu fazer uma compra online, repare bem no custo total da encomenda. A maioria das lojas cobra despesas de envio, que variam conforme o tamanho e o peso dos produtos adquiridos. Estas despesas podem fazer com que o custo total da compra tenha valores muito próximos, ou até superiores, ao preço original do artigo.

Secom - PMP