Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
25 NOV 2021
CORONAVÍRUS
DOSE ADICIONAL: Maiores de 45 anos podem se vacinar contra Covid nesta sexta-feira
A Secretaria de Saúde ampliou a aplicação da dose adicional para as pessoas com mais de 45 anos que tenham tomado a segunda dose há mais de 5 meses. Quem atender aos requisitos pode procurar as Macros I, II e III para se vacinar a partir de amanhã (26). É necessário apresentar a carteirinha de vacinação e um documento com foto.
A aplicação da dose adicional também está liberada para profissionais da educação e pessoas com comorbidades com mais de 18 anos, desde que tenham tomado a segunda dose há mais de 5 meses.
A dose adicional permanece para as pessoas imunossuprimidas, pacientes transplantados, em quimioterapia, Aids, entre outras pessoas em alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos, em um intervalo de 28 dias da segunda dose.
Também devem tomar a dose adicional os profissionais da saúde, trabalhadores de serviços públicos e privados de saúde, como hospitais, clínicas e ambulatórios. Neste caso, o intervalo entre a segunda dose ou dose única e a adicional deve ser de 5 meses.

Faltosos
Além da dose adicional para os públicos especificados, quem ainda não tomou a primeira dose deve procurar uma unidade de vacinação com a máxima urgência. As pessoas ainda devem ficar atentas ao intervalo para a aplicação da segunda dose para garantirem a sua imunização.
A Secretaria de Saúde alerta para o alto número de faltosos. Ao todo 4.743 pessoas não completaram o esquema vacinal. As faixas etárias que apresentaram maior número de faltosos são: menores de 18 anos, com 1.719 faltosos; de 20 a 29 anos, com 1.233 pessoas; e 627 faltosos de 30 a 39 anos.

Quem pode vacinar
1ª dose – pessoas a partir de 12 anos (com autorização dos pais)
2ª dose Sinovac/Coronavac – Intervalo de 4 semanas (28 dias) da 1ª dose
2ª dose Astrazeneca – Intervalo de 8 semanas (56 dias) da 1ª dose
2ª dose Pfizer (12 a 17 anos) – Intervalo de 8 semanas (56 dias) da 1ª dose
2ª dose Pfizer (18+) – Intervalo de 3 semanas (21 dias) da 1ª dose
Dose adicional – Maiores 45 anos (intervalo 5 meses da 2ª dose); imunossuprimidos 18+ (intervalo de 28 dias da 2ª dose) e profissionais da saúde (intervalo de 5 meses da 2ª dose ou dose única).

Locais de vacinação
Vale lembrar que em Penápolis, a vacinação contra a Covid-19 acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas Macros de Saúde I, II e III.
- Macro I (avenida Euclides Garcia do Nascimento 546, Jardim Eldorado)
- Macro II (avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins 99, centro
- Macro III (avenida Carlos Casela 822, Santa Terezinha).