Quinta-feira, 28 de Março de 2024
07 JAN 2022
Farmácia do Pronto Socorro já distribuiu mais de 160 mil medicamentos
A farmácia atende das 07h à meia-noite e oferece mais de 60 medicamentos de urgência e emergência
Desde a sua implantação em agosto de 2021, a Farmácia do Pronto Socorro já distribuiu mais de 160 mil medicamentos para a população penapolense. Neste período mais de oito mil pacientes foram atendidos na unidade. O local oferece medicamentos da rede básica de saúde, exclusivos para urgência e emergência, para os penapolenses.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, da data da inauguração no dia 16 de agosto de 2021 até o dia 04 de janeiro de 2022, foram 160.269 medicamentos distribuídos. O prefeito Caique Rossi destacou a importância da implantação da farmácia para a população penapolense.
“Esse era um compromisso que assumimos com os penapolenses. Essa intensa procura reforça a importância desse equipamento de saúde dentro do Pronto Socorro para atendimento dos pacientes. Quem passa por atendimento de urgência e emergência já pode retirar seu medicamento, sem a necessidade de buscar uma unidade básica de saúde”, destacou o prefeito.

Média de atendimento
A coordenadora da Farmácia do Pronto Socorro, a farmacêutica Michele Freitas, explicou que a média diária de atendimento é de cerca de 120 pacientes. “Desde o Natal, registramos um aumento de mais de 100% na procura por medicamentos. Nos últimos dias tivemos uma médica de 250 a 300 pacientes procurando a unidade de farmácia”, explicou.
O atendimento da farmácia é das 07h à meia-noite. Apesar de o Pronto Socorro atender todas as cidades da microrregião, a farmácia do PS será exclusiva para atendimento de moradores de Penápolis. Vale ressalta que a farmácia é para atendimento exclusivo de pacientes que passaram pelo Pronto Socorro.
A farmacêutica acrescentou que a farmácia distribui alguns dos medicamentos da rede pública de saúde. “São cerca de 60 medicamentos destinados exclusivamente para o atendimento de urgência e emergência. Os demais medicamentos estão disponíveis nas farmácias da rede básica de saúde”, contou.

Cadastro obrigatório
Para a retirada de medicamentos na Farmácia do Pronto Socorro, é obrigatório manter o cadastro atualizado nas unidades básicas de saúde. “Todo o processo de entrega de medicamento é feito de forma informatizada. Por isso, é necessário que os pacientes mantenham seus dados atualizados no sistema utilizado pela saúde pública. Caso contrário, os medicamentos não podem ser entregues”, enfatizou Michele.
A atualização de dados como endereço e telefone é fundamental para o atendimento em toda rede pública de saúde. Para a retirada dos medicamentos é obrigatória a apresentação de documentos como RG, cartão do SUS e o cartão do postinho. Caso a retirada seja feita por outra pessoa, além dos documentos do paciente, será necessário apresentar documento pessoal, cartão do SUS e cartão do postinho do responsável pela retirada do medicamento.