Há um ano, Penápolis vivia um momento histórico, com o início da vacinação contra a Covid-19. Um sopro de esperança para que as pessoas pudessem voltar às suas atividades normalmente. De lá pra cá, a maior parte da população já foi vacinada. Nesta semana, o município iniciou a vacinação em crianças de 5 a 11 anos, outro marco importante na luta contra o vírus.
Conforme dados divulgados pelo Vacinômetro, da Secretaria de Estado da Saúde, até o início da tarde desta quarta-feira, 19, o município de Penápolis havia aplicado 121.764 doses da vacina contra a Covid-19.
Desse total, 51.404 penapolenses foram vacinadas com a 1ª dose; 48.370 pessoas tomaram a 2ª dose e 1.334 pessoas foram vacinadas com a dose única.
Com relação à 3ª dose ou dose adicional, 20.656 penapoleneses já completaram o esquema vacinal.
O Serviço de Vigilância Epidemiológica informou ainda que até o momento, 41 crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiências foram vacinadas contra a Covid-19 no município.
O prefeito Caique Rossi destaca a importância da vacinação para que a humanidade consiga vencer o coronavírus. “O mundo está vivendo uma nova onda de infecção por conta de novas variantes. Temos um aumento de casos positivos, mas graças à vacina, o número de pessoas internadas e óbitos é bem menor. A vacina salva!”, afirmou o prefeito.
Esquema vacinal
Nos últimos 15 dias, milhares de penapolenses também aproveitaram para se vacinar e principalmente, completar o esquema vacinal, colocando em dia a 2ª dose e a dose adicional da vacina contra a Covid.
A Prefeitura de Penápolis também realiza “Plantões de Vacinação” em locais e horários diferenciados, contemplando as pessoas que por algum motivo, não conseguem se vacinar no horário convencional.
“Os plantões sempre são um sucesso, com bastante procura por parte da população adulta que aproveita para atualizar as doses da vacina. Se você ainda não se vacinou ou completou o esquema vacinal, procure as Macros de Saúde I, II ou III. As vacinas garantem a imunização e evitam casos graves e óbitos pela doença; por isso, é essencial garanti-la”, concluiu o prefeito Caique Rossi.
Secom – PMP