O Fundo Social de Solidariedade de Penápolis concluiu na última quarta-feira (23), o curso “Uso de café na culinária caseira”, realizado em parceria com o Sindicato Rural de Penápolis e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O curso foi realizado na Cozinha Comunitária da Prefeitura durante três dias.
O curso abordou o uso do café em diversas receitas, tanto doces quanto salgadas. O início da capacitação, os participantes conheceram os tipos de da bebida, além de como iniciar o seu preparo e os cuidados com a higiene do local e instalações, dos utensílios e equipamentos e com a higiene pessoal.
A presidente do Fundo Social, Baita Rossi, contou que o curso foi excelente e trouxe diversas propostas para o uso de café na culinária. “O conteúdo foi muito interessante e trouxe receitas surpreendentes utilizando o café. Todas as participantes aproveitaram o conteúdo e podem replicar os pratos em suas casas”, afirmou.
Os participantes ainda aprenderam a preparar o café forte para a utilização nas receitas. Entre as receitas doces elaboradas durante o curso, estão bala, bolo simples, bolo com mel e café, brigadeiro, cookie, biscoito de nata, mousse, paçoca, pavê, pão de mel, pudim, rosca natalina, sorvete, suspiro, gotas de café.
De receitas salgadas, os participantes prepararam macarrão ao molho de café, pão de forma, feijões com café, carne com café, picadinho com cafés e salada de frango. O curso também abordou o preparo de bebidas, como licor, café brulot, batida de café, orange coffee, coquetel, frapê e refresco.
Secom – PMP