Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
19 SET 2022
Escolas municipais superam a meta do Ideb 2021
Ideb 2021 das escolas municipais está entre os 10 melhores do Estado de São Paulo
Ideb das escolas municipais está entre os 10 melhores do Estado

O Governo Federal divulgou o resultado do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – e o município de Penápolis se destaca por conquistar o índice acima da meta projetada para 2021. Em especial, as escolas da rede municipal de ensino não só superaram a meta projetada, como também obtiveram um índice superior ao do município. Os dados são referentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
Levando-se em conta os resultados das escolas públicas municipais e estaduais, Penápolis obteve o índice de 7.1 no Ideb 2021, quando a meta projetada para o município era 6.7; ficando, portanto, bem acima do esperado. Já as escolas municipais alcançaram o índice de 7.3 no Ideb 2021, superando a meta projetada e o índice do próprio município.
O prefeito Caique Rossi parabeniza todos os professores e alunos das escolas públicas pelos excelentes resultados alcançados no Ideb 2021. “O índice de 7.3 obtido pelas nossas escolas municipais está entre os 10 maiores índices do Estado de São Paulo. Além disso, Penápolis ficou entre os 25 municípios do Estado com os melhores índices do Ideb”, anunciou.
Para o prefeito, essa conquista se deve aos constantes investimentos feitos na área da Educação por meio do projeto “Escola Linda”, mas também devido ao empenho dos professores. “Quero parabenizar todos os professores e gestores pela dedicação e comprometimento ao seu trabalho, que impacta positivamente na aprendizagem e desenvolvimento de nossos alunos. A cada dia temos melhorado o ensino em Penápolis”, destacou.

Ideb
O Ideb foi criado em 2007 e reúne em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a cada dois anos, a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, ressalta que as escolas municipais além de superarem a meta projetada para o Ideb 2021, também tiveram uma significativa evolução na qualidade do ensino, já que as médias de desempenho em Matemática e Língua Portuguesa foram maiores que no ano de 2019 (quando foi calculado o Ideb anterior).
Em 2019, a média das escolas municipais em Matemática era de 256,86; e em Língua Portuguesa era de 239,33. Já no Ideb de 2021, a média em Matemática subiu para 259,00 e Língua Portuguesa aumentou para 241.25.
“Os números comprovam a qualidade do ensino que é oferecido pela rede municipal, fruto dos investimentos, da dedicação dos professores e de todo um processo de ensino, avaliação e acompanhamento pedagógico feito com os alunos”, concluiu a secretária.

Confira os resultados do Ideb de Penápolis nos últimos 4 anos:

Ano Meta Índice
2015 6.0 6.5