Quinta-feira, 28 de Março de 2024
29 MAI 2023
Saúde reforça importância da vacinação contra a Gripe
Vacina está disponível para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade

A Secretaria Municipal de Saúde informa que continua a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2023 em Penápolis. Portanto, todas as pessoas com idade a partir de 6 meses, podem se vacinar contra a Gripe. A vacinação é gratuita e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas Macros de Saúde I, II e III (Jardim Eldorado, Centro e Santa Terezinha). É importante levar a carteirinha de vacinação.
Vale ressaltar que a vacina não causa gripes ou resfriados, pois é produzida com o vírus inativado. Além disso, a vacina é fundamental para reduzir as complicações da doença, principalmente para os grupos de maior risco. “Com a vacina, evita-se complicações e internações por infecções respiratórias. É importante ressaltar que a vacina é totalmente segura para todos os públicos”, disse o secretário de saúde, o médico Dr. Luiz Washington Bozzo do Nascimento Filho.
A vacina contra a gripe é ainda mais importante para o público prioritário, como idosos, gestantes, puérperas, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou doenças crônicas, que são pessoas que apresentam maior risco de desenvolver complicações da doença.
A Secretaria de Saúde orienta ainda que os familiares de pacientes acamados podem entrar em contato com as unidades de saúde de referência para que a equipe realize a aplicação da vacina de forma domiciliar.

Cobertura vacinal
De acordo com dados divulgados pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica, a cobertura vacinal contra a Gripe está bastante baixa. Até o momento, apenas 24,60% do público prioritário da campanha foi vacinado (idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores); o que corresponde a um total de 6.452 doses aplicadas (dados divulgados dia 26/05), de um público-alvo de aproximadamente 25.515 pessoas.
Vale ainda destacar que a vacina contra a Gripe utilizada nesta campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B), portanto garante maior proteção às pessoas.

Locais de vacinação
Macro I (avenida Euclides Garcia do Nascimento 546, Jardim Eldorado);
Macro II (avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins 99, Centro);
Macro III (avenida Carlos Casela 822, Santa Terezinha).