19 JUL 2023
TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA
Defesa Civil atua em novo recolhimento de fios soltos na via pública
Nos últimos dias 14, 17 e 18 a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Penápolis fez um novo recolhimento de fios e cabos soltos em vias públicas e postes de energia da cidade, especialmente como medida de prevenção a acidentes.
Desta vez, a ação preventiva foi realizada nos bairros Jardim Eldorado, Jardim Del Rey, Cidade jardim e Jardim Pevi.
Segundo explicou o responsável pela Defesa Civil de Penápolis, Coronel Daniel Rodrigueiro, que é secretário municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, a medida tem sido necessária para garantir a segurança de motociclistas, ciclistas e pedestres e evitar acidentes de trânsito envolvendo estes materiais.
“Estamos, com certa frequência, atuando na retirada dos fios pendurados, enrolados em postes de energia ou, até mesmo, abandonados em via pública. São recolhidos fios e cabos que estejam em altura inferior a 4,40 metros, conforme rege o Código de Trânsito Brasileiro”, explicou o Coronel Rodrigueiro.
Ele ainda lembrou que podem ser feitas denúncias e solicitações por parte da comunidade, usando a Ouvidoria Municipal: basta acionar o telefone 156 (ligação gratuita), com atendimento das 08h às 16h30, de segunda a sexta-feira.
Também é possível registrar a solicitação pelo e-mail do serviço ([email protected]).
O Coordenador da Defesa Civil disse que a Prefeitura tem atuado há bastante tempo para conscientizar as empresas sobre a ordenação dos fios. “Têm sido muitos os chamamentos e orientações com as empresas prestadoras deste tipo de serviço, mas mesmo assim continuam existindo essas ocorrências que põem em risco a segurança da comunidade”, afirmou.