21 DEZ 2023
Defesa Civil participa de treinamento para Operação Chuvas de Verão
O treinamento abordou ações preventivas e de auxílio à população no período de chuvas intensas
Integrantes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Penápolis participaram nesta quarta-feira (20) de um treinamento preparatório para a Operação Chuvas de Verão 2023/2024. O evento foi promovido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, em Presidente Prudente.
A capacitação foi realizada de forma regionalizada com integrantes das regiões de Bauru, Presidente Prudente, Marília e Araçatuba. O treinamento visa especializar os agentes municipais de proteção e defesa civil para atuar nas ocorrências típicas do período chuvoso e demais ações pertinentes.
Os temas apresentados abrangeram a previsão meteorológica, estrutura do sistema de proteção e defesa civil, situação de anormalidade, assistência social na emergência, logística humanitária e mapas comunitários de riscos.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Penápolis, Daniel Rodrigueiro, além de capacitar ainda mais os agentes, o treinamento traz outros benefícios para o município. “Penápolis também estará apta a pontuar no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), no Programa Município Verde Azul, desenvolvido pelo Governo do Estado”, afirmou.
Ainda segundo o coordenador, a participação no treinamento também possibilita o município a receber o “Kit Operação Chuvas de Verão”, ofertado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. “O kit é composto de equipamentos para auxiliar nas atividades de Defesa Civil, contendo pluviômetro, lonas e equipamento de proteção individual, destinados ao uso durante as ocorrências”, finalizou Daniel Rodrigueiro.