Quarta-feira, 01 de Maio de 2024
02 MAR 2024
Vacinação contra a covid-19 segue com nova estratégia
Seguindo a determinação da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e do Ministério da Saúde, a vacinação contra a covid-19 segue uma nova estratégia de vacinação. O objetivo é imunizar as pessoas que possuem maior risco de agravamento do caso, como idosos, imunodeprimidos, gestantes, crianças e pessoa s com comorbidades.
Devem receber uma dose da vacina a cada seis meses as pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam uma última dose da vacina há mais de seis meses, independentemente do número e tipo de dose já realizada. A nova estratégia de vacinação ainda contempla outros grupos prioritários com a aplicação de uma dose anual.
Entre esse público, estão as pessoas em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.
O Ministério da Saúde incluiu a vacina da covid no Calendário de Vacinação Infantil. Portanto, a vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos de idade é obrigatória. As crianças receberão 3 doses, com intervalos de 4 e 8 semanas. Vale ressaltar que a vacina é totalmente segura e evita complicações causadas pelo vírus.
Todas as crianças de 5 a 11 anos que ainda não completaram o esquema vacinal também podem procurar uma unidade de saúde para se vacinar. Em caso de dúvida, é só procurar uma das salas de vacina localizadas nas Macros I (Eldorado), II (Postão) e III (Santa Terezinha).
O secretário de Saúde, o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, explicou que todas as pessoas com mais de 5 anos sem comorbidades que não tomaram nenhuma dose da vacina podem optar por se imunizar. “Quem nunca de vacinou ou tomou apenas uma dose, pode optar por completar a imunização. Quem já tomou duas doses, não há indicação para nova vacinação”, esclareceu.
O secretário de Saúde, Luiz Washington, afirmou que graças a vacinação, o país enfrenta uma situação mais tranquila em relação à covid-19. “A vacinação não impede a contaminação pelo vírus, mas oferece proteção aos agravamentos e complicações causadas pela doença. Hoje temos baixo índice de internação médica das pessoas contaminadas e redução no número de óbitos. Tudo isso por conta da vacinação”, enfatizou o médico.

Locais de vacinação
Macro I (avenida Euclides Garcia do Nascimento 546, Jardim Eldorado);
Macro II (avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins 99, Centro);
Macro III (avenida Carlos Casela 822, Santa Terezinha).

Secom - PMP