Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
11 ABR 2024
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Curso de Dança de Rua oferece vagas gratuitas à comunidade
Aulas de breaking ocorrem duas vezes por semana, coordenadas pelo professor Marcos, mais conhecido por B-Boy Buiú
Crianças, adolescentes e jovens que queiram aprender a dançar podem participar do curso gratuito de Dança de Rua oferecido pelo Ceu das Artes de Penápolis. As matrículas estão abertas.
Aqueles que desejam aprender podem comparecer diretamente ao local nos dias e horários das aulas, que já acontecem às terças e quintas-feiras no horário das 19h às 20h.
São cinco meses de aulas de breaking, sob a coordenação do professor Marcos Aparecido de Jesus, mais conhecido pelo nome artístico de B-Boy Buiú. Para outras informações os interessados podem entrar em contato pelo telefone (18) 99147-9330.
O Ceu das Artes fica localizado à rua Manoel Foz 235, na Vila Aparecida, próximo ao cemitério municipal Santa Cruz.

Breaking
O Breaking é um estilo de dança que surgiu nos Estados Unidos na década de 1970 nas festas no Bronx, em Nova York, durante a emergência da cultura hip hop.
Esse estilo é marcado pelos movimentos acrobáticos, pelo footwork estilizado e pelo papel fundamental do DJ e do MC durante as batalhas.
As competições internacionais de breaking começaram década de 1990, popularizando a forma de dança entre as comunidades do hip hop e o público em geral.
O breaking tornou-se modalidade olímpica e fez sua estreia nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018.
O COI (Comitê Olímpico Internacional) incluiu no programa esportivo da Olimpíada de Paris 2024 o breakdance, seguindo a tendência em tornar os jogos mais urbanos e conectados com a juventude, de acordo com o lançamento da Agenda 20+20, em 2014.

Lei Paulo Gustavo
A iniciativa se dá por meio da Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022, mais conhecida como Lei Paulo Gustavo (em homenagem ao ator falecido em decorrência da Covid-19).
A referida Lei foi criada para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais, devido às consequências do período da pandemia de Covid-19 no Brasil, que impactou de forma significativa o setor cultural nos últimos anos.
Essa lei direciona recursos do superávit financeiro do Fundo Nacional de Cultura a estados, municípios e Distrito Federal para fomento de atividades e produtos culturais.