Na terça-feira (26), diversos profissionais se reuniram para discutir a construção da política pública de enfrentamento da violência contra a mulher e foi realizado pelo curso de Psicologia da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) e pela Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social). Durante o encontro, foram discutidas ações de enfrentamento à violência e de proteção à mulher.
O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, explicou que Penápolis vem se alicerçando para elaborar a política pública de proteção à mulher. “Em parceria com diversas instituições, organizações sociais, Funepe e DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), estamos construindo a implementação dessas políticas públicas”, contou.
“Infelizmente, registramos um aumento nos casos de violência. Essa política pública é uma ferramenta de proteção das mulheres, ao estabelecer diretrizes e ações de prevenção e combate à violência contras as mulheres, garantindo seus direitos e oferecendo a assistência necessária nesses casos”, destacou Pedro Sanchez.
Ainda de acordo com o secretário, em paralelo a essas discussões, a Sedes elabora estudos para o diagnóstico, plano de ação e protocolo de atendimento para as mulheres vítimas de violência. “Em 2025, teremos a implantação do Centro de Referência da Mulher, uma unidade socioassistencial específica para atendimento e acompanhamento de mulheres vítimas de violência”, afirmou.
“São diversos instrumentos que, junto à Lei Maria da Penha, visam proteger as mulheres, apoiá-las a romper o ciclo nas diferentes modalidades pelas quais a violência se expressa, seja a doméstica, sexual, física, psicológica, patrimonial”, concluiu o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Sanchez.
Secom – PMP