No lugar de muros, lona. Ao invés de sala de aula, o picadeiro. E foi assim que os alunos da rede municipal de ensino tiveram um dia de aula diferenciado com o passeio ao circo, que recentemente esteve em Penápolis. Cerca de 3.500 alunos das escolas municipais tiveram a oportunidade de prestigiar um espetáculo circense, com sessões exclusivas para a garotada, entre os dias 19 e 23 de maio.
A Secretaria Municipal de Educação garantiu a participação de todos os alunos (desde o Maternal II até o 5º Ano do Ensino Fundamental e EJA – Educação de Jovens e Adultos) neste passeio especial, a fim de que todos pudessem conhecer o mundo mágico do circo, onde tudo é possível.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, apesar da arte circense ser considerada uma arte popular, muitas pessoas nunca tiveram a chance de assistir a um espetáculo. “Como muitos de nossos alunos não possuem condições financeiras de comprar o ingresso do circo, garantimos que todas as salas de aula interessadas, tivessem a oportunidade de vivenciar essa atividade extraescolar”, comentou a secretária.
E então, neste dia, os alunos não sentaram em suas carteiras tradicionais, mas sim tomaram assento na platéia como “respeitável público” e por um momento, a diversão e a imaginação rolaram soltas entre gargalhadas, olhinhos apreensivos e cheios de encantamento.
Algumas crianças se aventuraram ainda mais, deixando de lado o espaço seguro da plateia e se arriscaram subindo ao palco, aceitando o desafio de auxiliar os artistas circenses com seus números, ora audaciosos, ora engraçados.
Arte milenar
Para a supervisora de ensino da Educação Infantil, Maria Teresa Alves Viana Coimbra, proporcionar esse tipo de experiência aos alunos é contribuir para o seu desenvolvimento, tornando mais prazeroso o processo de ensino-aprendizagem.
“O espetáculo circense é uma arte milenar que vislumbra os olhos e também uma forma de manifestação cultural. Além disso, ao viver a experiência do circo, é possível trabalhar com os alunos diferentes habilidades, como por exemplo: força, equilíbrio, coordenação motora, concentração, atenção, criatividade, imaginação, entre tantas outras”, acrescentou Maria Teresa.
A supervisora educacional do Ensino Fundamental, Luciana Marchese Ferreira Padilha, ressalta que todas as sessões foram realizadas de forma exclusiva aos alunos da rede municipal, em horário normal de aula. “Alguns alunos cujas escolas ficam mais afastadas, providenciamos transporte; já outras escolas localizadas mais próximas do circo, alunos e professores optaram pela caminhada. Porém, o mais importante é que todos tiveram a oportunidade de experienciar o espetáculo circense e suas atrações tão diversas”, concluiu.
Secom – PMP