Nos últimos dias, a Prefeitura de Penápolis tem recibo pessoas da comunidade pedindo informações sobre o processo seletivo de agente escolar do programa “Escola do Futuro”. Entretanto, a Secretaria Municipal de Educação vêm a público alertar que se trata de um golpe que circula na internet desde maio deste ano.
O programa “Escola do Futuro” não existe, é falso. Portanto, diz respeito a um golpe que busca roubar dados pessoais e dinheiro das vítimas, cobrando taxas de inscrição via Pix no valor de R$78,40.
O falso anúncio aparece como conteúdo patrocinado e divulgado em redes sociais e aplicativos de mensagem. Sua imagem exibe a expressão “Diário Oficial” e promete 150 mil vagas abertas para o cargo de agente escolar do programa “Escola do Futuro”, com salário de até R$ 3,5 mil.
A Agência Lupa, G1 e Reuters já verificaram que não existe um programa do Governo Federal com esse nome. Os links fraudulentos imitam o site e a linguagem do MEC – Ministério da Educação; porém utilizam-se da sigla “.org”, ao invés de “.gov.br” (domínio do governo federal).
No começo do mês de junho, o Ministério da Educação também divulgou em sua página oficial o alerta de golpe, ressaltando que o site em questão não possui qualquer vínculo com o Governo Federal, MEC ou FNDE, e não há processo seletivo oficial em andamento com as características descritas no falso anúncio. (Clique Aqui!)
Devolução
De acordo com orientações do Banco Central, nos casos em que o cidadão tenha caído em golpes ou fraudes do Pix, tendo efetuado pagamento em site falso, ele pode pleitear a devolução do valor por meio do MED – Mecanismo Especial de Devolução (exclusivo do Pix).
Para tanto, o cidadão lesado por esse tipo de golpe deve se dirigir pessoalmente à sua agência bancária, registrar o pedido de devolução por meio do MED, em até 80 dias da data em que fez o pagamento via Pix. Tal mecanismo aumenta as possibilidades da vítima reaver seu dinheiro.
Secom – PMP