A Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) iniciou as discussões para a implantação do protocolo de atendimento para a pessoa em situação de rua no município de Penápolis. O primeiro encontro foi realizado na semana passada e reuniu toda a rede socioassistencial responsável pelo atendimento deste público.
Os estudos para a construção do protocolo serão realizados em cinco encontros. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, algumas reuniões preparatórias já foram realizadas, reunindo a equipe técnica da Sedes e entidades envolvidas no atendimento.
“Agora estamos efetivamente construindo o protocolo e o fluxo de atendimento para a pessoa em situação de rua. Esse mesmo trabalho foi executado para a construção do protocolo para a mulher vítima de violência, para os idosos e para as crianças e adolescentes vítimas de violência”, afirmou.
O trabalho é conduzido pelo especialista e doutor em Psicologia, Edson Terra. Além de representantes de toda a rede socioassistencial, também estavam presentes profissionais do Pronto Socorro, Moveca (responsável pelo serviço de Abordagem, Casa de Passagem e Casa de Estar), Polícia Militar, Caps (Centro de Atenção Psicossocial.
O protocolo de atendimento é uma ferramenta para alinhar todo o percurso de atendimento para a pessoa em situação de rua, e definir as competências de cada órgão e de cada política pública. O secretário acrescentou que para a política pública municipal para a pessoa em situação de rua são elaborados o diagnóstico, o protocolo de atendimento e o plano de ação voltado a esse público.
“São estudos que direcionam as políticas e as ações do poder público para o atendimento das pessoas em situação de rua. São definidas as estratégias de abordagem, as competências de cada segmento envolvido, como será feito o atendimento equalizando os direitos dessa população, permitindo o regate da sua autonomia, possibilitando o acolhimento e a reintegração dessa pessoa na sociedade”, concluiu Pedro Sanchez.
Secom – PMP