Durante a 3ª Oficina de Regionalização realizada pelo Governo de São Paulo na DRS-II de Araçatuba (Direção Regional de Saúde), ocorrida nos últimos dias 08 e 09, foi apresentado o gráfico de produção de cirurgias eletivas hospitalares de baixa e média complexidade 2023/2024, no âmbito da Tabela SUS Paulista. Os dados da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo mostram que a Santa Casa de Misericórdia de Penápolis foi o prestador de serviço SUS que mais realizou cirurgias eletivas em 2024 entre todos os 40 municípios que compõem a Regional.
De acordo com a diretora técnica da Santa Casa de Penápolis, a médica Mirela Fink, Penápolis saiu de 533 cirurgias eletivas realizadas em 2023 para 1.332 cirurgias em 2024.
“Para se ter uma ideia do quanto os números são significativos, o município que vem na sequência de Penápolis realizou 1.113 cirurgias eletivas em 2024, e o terceiro na tabela realizou 435 cirurgias no período”, contou Mirela.
SUS Paulista
A médica explicou sobre as vantagens da Tabela SUS Paulista: “Em 2024 o Governo do Estado introduziu a Tabela SUS Paulista, estabelecendo um sistema de remuneração pelos procedimentos que complementa os valores pagos pelo Ministério da Saúde aos hospitais filantrópicos.
“A criação da Tabela SUS nos ajudou muito a obter essa boa produtividade. O objetivo dela é corrigir a defasagem de valores da tabela nacional, que não sofre reajustes. Com isso os hospitais, mediante uma boa gestão de recursos, conseguem aumentar a oferta de serviços, reduzir as filas de exames e cirurgias e melhorar a qualidade do atendimento”, comemorou a diretora da Santa Casa.
“Com certeza esse implemento foi um dos fatores que colaboraram para esse destaque de Penápolis diante das outras 39 cidades da Direção Regional”, acrescentou.
Prefeitura
Mirela Fink enfatizou ainda que outro ponto essencial nesta posição foi o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
“Jamais poderíamos alcançar esses números se não posse a Prefeitura de Penápolis, que através da Secretaria de Saúde tem nos dado todo suporte na Santa Casa, seja no repasse de recursos, seja na realização de obras de melhoria, na aquisição de equipamentos, contratação de profissionais, entre outras benfeitorias”, mencionou.
“Foi através desta gestão conjunta entre Prefeitura e Santa Casa que pudemos, por exemplo, fazer o custeio do hospital e realizar reformas na estrutura do hospital. Podemos citar a reforma da Maternidade, a reforma da Cozinha e a reforma de quartos de várias alas, ganhando inclusive televisores e aparelhos de ar condicionado”, frisou Mirela.
“Nosso profundo reconhecimento e agradecimento ao prefeito Caique Rossi e ao secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Washington”, destacou ela.
“Devemos agradecer também aos vereadores que destinaram várias emendas impositivas para a Santa Casa. Obrigada a todos”, falou.
Alta Complexidade
A médica Mirela Fink revelou que falta apenas resolver a dificuldade encontrada pelo município no que diz respeito à fila de espera por cirurgias de alta complexidade. “Infelizmente para este tipo de cirurgia de alta complexidade ainda dependemos de hospitais de grande porte, cuja nossa referência é Araçatuba. Mas estamos batalhando muito junto ao Ministério da Saúde para credenciar Penápolis na Alta Complexidade do SUS, visando as cirurgias complexas de Ortopedia, como quadril, joelho e algumas de coluna”, disse.
“Tão logo a gente consiga esse credenciamento poderemos operar ainda mais, minimizando a espera destes pacientes. Atualmente só Araçatuba faz cirurgias de alta complexidade, porém não tem comportado devido à alta demanda dos 41 municípios da DRS-II, o que causa filas de espera”, concluiu a diretora.
Secom – PMP