Ir para o conteúdo

Prefeitura de Penápolis / SP e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025
Prefeitura de Penápolis / SP
Secretarias / Departamentos
Atualizado em: 13/11/2025 às 01h04
Obras e Serviços Urbanos
Fernando Pedro Rosa
Funcionamento: das 8h às 16h
Avaliar Informação

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos é responsável pela elaboração e operacionalização das políticas públicas municipais nas áreas de execução de obras públicas e infraestrutura urbana, manutenção de vias urbanas e estradas rurais, manutenção de próprios públicos, iluminação pública e demais serviços urbanos, atividades que realiza por meios próprios ou pela contratação dos serviços de terceiros.
 
I - DEPARTAMENTO DE OBRAS E VIAS PÚBLICAS
Órgão é responsável pelo planejamento, execução e fiscalização de obras públicas, que realiza de forma direta ou por contratação de serviços de terceiros na manutenção de próprios municipais, nos serviços de manutenção da pavimentação das vias urbanas, na conservação das estradas rurais. Auxilia no planejamento e na gestão das ações que implementam infraestrutura urbana necessária ao crescimento e desenvolvimento sustentável da cidade.
 
a) Serviço de Pavimentação e Manutenção das Vias Urbanas
Unidade do Departamento de Obras e Vias Públicas responsável pelo planejamento, organização, execução e controle das vias públicas da área urbana e das estradas vicinais pavimentadas que tem a sua conservação sob responsabilidade do Município. Executa o recapeamento asfáltico e os pequenos reparos nas vias públicas urbanas, fiscalizando os projetos e obras nos logradouros e espaços públicos da cidade.
 
b) Serviço de Conservação de Estradas Rurais
Unidade responsável por elaborar estudos e propor projetos de conservação das estradas rurais e vicinais não pavimentadas do Município, conservando os caminhos municipais, realizando a manutenção preventiva e emergencial na malha viária da zona rural.
 
c) Serviço de Manutenção Geral dos Próprios Municipais
Responsável por garantir os serviços de manutenção elétrica, hidráulica, pintura, serralheria, carpintaria e pequenas obras civis nos imóveis da Prefeitura, estabelecendo procedimentos e rotinas para a operacionalização dos serviços de manutenção de próprios.
 
II - DEPARTAMENTO DE SERVIÇOS URBANOS
Órgão responsável pelo planejamento da manutenção e conservação dos serviços públicos urbanos de iluminação pública, gestão da frota, administração dos cemitérios e fiscalização dos serviços funerários. Propõe e implanta as políticas municipais de serviços públicos, compatíveis com as necessidades e demandas da população de Penápolis.
 
a) Serviço de Manutenção de Iluminação Pública
Unidade do Departamento de Serviços Urbanos responsável pela implementação e fiscalização dos projetos e obras de iluminação das vias, logradouros, espaços e prédios públicos em todo o Município, instalando e mantendo a rede elétrica nos próprios municipais.
 
b) Serviço de Controle e Manutenção da Frota
Responsável por manter em condições de uso os veículos e o maquinário da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
 
c) Setor de Administração das Necrópoles Municipais
Responsável por gerenciar os cemitérios municipais que têm caráter público essencial e perpétuo. Realiza a concessão de sepulturas, a autorização para exumações, a autorização e fiscalização de construções funerárias, a escrituração dos procedimentos próprios dos cemitérios, o controle das operações de zeladoria e de vigilância nas necrópoles em funcionamento no Município.
 
III - SETOR DE EXPEDIENTE E APOIO ADMINISTRATIVO
 
Responsável pelos processos e procedimentos específicos da Secretaria, auxiliando o Secretário nas suas funções de comando, organizando o expediente, executando rotinas administrativas e de controles orçamentários e financeiros da Secretaria, gerindo recursos e alimentando sistemas operacionais da Prefeitura, em colaboração com as Secretarias Municipais de Administração e de Finanças.  


Organograma

Guias do CidadãoCarta de Serviços

Editais
Pregão Eletronico
Pregão Eletrônico n°129/2025
Publicação: 03/11/2025 às 09h00
Realização: 14/11/2025 às 09h01
Situação: Aberto
Concorrência Eletrônica
Concorrência Eletrônica n° 021/2025
Publicação: 20/10/2025 às 09h00
Realização: 05/11/2025 às 14h01
Situação: Suspenso
Pregão Eletronico
PREGÃO ELETRÔNICO Nº 112/2025
Publicação: 09/10/2025 às 09h00
Realização: 28/10/2025 às 09h01
Situação: Homologado
Dispensa Eletrônica
AVISO DE DISPENSA ELETRÔNICA Nº 116/2025
Publicação: 13/10/2025 às 07h00
Realização: 21/10/2025 às 09h01
Situação: Aberto
Dispensa
RATIFICAÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 111/2025
Publicação: 03/10/2025 às 11h00
Realização: 03/10/2025 às 11h00
Situação: Concluído
Pregão Eletronico
Pregão Eletrônico nº 072/2025
Publicação: 05/08/2025 às 08h59
Realização: 18/08/2025 às 14h01
Situação: Homologado
Pregão Eletronico
Pregão Eletrônico nº 065/2025
Publicação: 01/08/2025 às 08h00
Realização: 15/08/2025 às 14h01
Situação: Revogado
Concorrência Eletrônica
Concorrência Eletrônica 009/2025
Publicação: 31/07/2025 às 09h00
Realização: 15/08/2025 às 14h01
Situação: Homologado
Dispensa
Termo de Ratificação De Dispensa De Licitação N° 084/2025
Publicação: 11/08/2025 às 17h00
Realização: 11/08/2025 às 17h00
Situação: Concluído
Dispensa
Termo de Ratificação De Dispensa De Licitação N° 076/2025
Publicação: 28/07/2025 às 17h00
Realização: 28/07/2025 às 17h00
Situação: Concluído
Seta
Versão do Sistema: 3.4.4 - 23/07/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia