Profissionais da Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) e o vice-prefeito Rubinho Bertolini participaram entre os dias 5 e 7 de novembro do 25º Encontro Nacional do Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social), em Brasília (DF). O encontro reuniu gestores municipais de assistência social de todas as regiões do país, especialistas, pesquisadores, representantes estaduais e do Governo do Brasil.
Participaram do evento, o vice-prefeito Rubinho Bertolini; o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez; a diretora do Departamento de Regulação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), Kelli Mouro Forti; a diretora do Departamento da Proteção Social Básica, Nércia Ribeiro; e a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Mariane Cazzoli.
O Encontro Nacional discutiu o tema “25 anos de Encontros CONGEMAS: memórias, resistências e consolidação do SUAS pelo Brasil”. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Sanchez, o evento teve o objetivo de pactuar as diretrizes estratégicas, posicionamentos nacionais e prioridades do SUAS e fortalecer o papel dos municípios e consolidando a assistência social como política de Estado.
“O encontro é uma oportunidade de trocar experiências, conhecer programas e estratégias de outros municípios que possam fortalecer e complementar as nossas políticas públicas. É também uma oportunidade de reforçar o papel dos municípios na execução das ações de assistência social”, afirmou o secretário.
“O evento representa um importante espaço de atualização, troca de experiências e fortalecimento da Política Pública de Assistência Social, reafirmando o compromisso com a consolidação e o aprimoramento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”, destacou.
“Participar deste encontro é reafirmar o compromisso com uma gestão pública cada vez mais qualificada, humana e comprometida com a garantia de direitos e a proteção social das famílias”, acrescentou.
Ainda em Brasília, o secretário de Desenvolvimento Social se reuniu com a presidente do Conselho Estadual de Gestores da Assistência Social, Rita de Cássia de Freitas. Na oportunidade foram discutidas questões da política pública de assistência social, sobretudo para a região de Penápolis.
“Foi uma reunião muito importante, e com expectativa para render bons resultados para Penápolis. Nesta reunião, traçando estratégias a nível regional para fortalecer o atendimento na região e buscar mais recursos, verbas, novos serviços e programas que possam contribuir com o desenvolvimento assistencial de Penápolis”, finalizou Pedro Sanchez.
Secom – PMP