Uma nova unidade do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) será construída em 2026, na região do Residencial Gualter Monteiro, atendendo ao crescimento habitacional e territorial da cidade. O investimento será de mais de R$ 331 mil, com recursos do Governo do Estado de São Paulo.
Atualmente, Penápolis conta com dois Cras, instalados nos bairros Planalto e Eldorado para atendem toda à população. A terceira unidade será construída no terreno aos fundos do Centro de Educação Infantil - Ceim Professor Francisco Dráusio Ferreira, no Residencial Gualter Monteiro.
O valor total de R$ 331.516,40 será repassado pelo Fundo Estadual de Assistência Social ao Fundo Municipal de Assistência Social. A implantação da nova unidade também contará com investimentos da Prefeitura de Penápolis. No momento, a Prefeitura trabalha na elaboração do projeto técnico de engenharia para o novo prédio do Cras.
Planejamento
O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, explicou que a instalação de um novo Cras faz parte do planejamento das ações do governo para atender a demanda no município, devido ao crescimento habitacional e territorial no decorrer dos anos.
“Temos novos conjuntos habitacionais mais distantes que precisam de uma estrutura de assistência social para atendê-los. Planejamos a instalação do terceiro Cras com base em dados extraídos do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), que indicaram qual região apresenta maior demanda e atende melhor à população”, afirmou.
O secretário acrescentou que com a terceira unidade no Residencial Gualter Monteiro, o Cras Eldorado “Maria Teresa Lopes Garcia Waldemarim” será realocado para uma região mais central e haverá um reordenamento dos territórios. “Dessa forma, conseguiremos atender os moradores mais próximos de suas residências”, destacou Pedro Sanchez.
Investimentos
O prefeito Caique Rossi destacou que a área do desenvolvimento social recebe prioridade nos investimentos com recursos públicos. “É uma área importantíssima para a população e temos investidos cada vez mais em oferecer o melhor serviço e a melhor estrutura para a comunidade”, enfatizou.
“Em 2026, o nosso planejamento traz diversas novidades, como a construção do terceiro Cras, da Casa da Mulher para atendimento exclusivo das mulheres, a reativação da Cozinha Comunitária, a inauguração do Núcleo da Primeira Infância e a implantação do Centro Pop para atendimento à população em situação de rua”, enumerou o prefeito.
“Com o terceiro Cras, vamos expandir o atendimento, levando o serviço mais próximo dos moradores. Hoje temos dois Cras que atendem toda a cidade. Vamos implantar essa nova unidade para atender a população mais próxima de suas casas, com uma estrutura adequada e com uma equipe de profissionais capacitados para atendê-la”, concluiu Caique Rossi.
Secom – PMP