Ir para o conteúdo

Prefeitura de Penápolis / SP e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Notícias
JUN
23
23 JUN 2026
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Programação do “Junho Violeta” terá Fórum contra violência ao idoso
Foto Noticia Principal Grande
Moradores do Núcleo dos Idosos e os atendidos pelos Cras participaram de um chá colonial em comemoração à campanha
receba notícias
A programação especial da Campanha “Junho Violeta”, mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, terá no dia 30 o I Fórum sobre o combate à violência contra a pessoa idosa. O evento acontecerá no auditório da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), das 8h às 12h.
O Fórum terá como tema “Envelhecer com dignidade: construindo uma rede de proteção à violência contra a pessoa idosa” e com palestra da doutora em psicologia, Juliana Godoy. O evento é organizado pela Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) e pelo Conselho Municipal do Idoso.
O evento é aberto ao público, em especial aos profissionais que atuam com a população idosa, membros dos conselhos municipais e representantes do poder público. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, convidou a comunidade para refletir sobre o tema.
“Durante o mês de junho, esse movimento nacional busca alertar a população sobre o combate à violência, reforçando o respeito e a proteção à pessoa idosa. Com o envelhecimento da população, temos registrado um aumento nos casos de violência contra o idoso. Por isso é cada vez mais importante estarmos alerta e oferecer uma rede de proteção que impeça essa violência”, destacou.
A programação do “Junho Violeta” conta com diversos eventos, voltados aos idosos atendidos pela rede socioassistencial do município e para toda a comunidade. Além do Fórum, no dia 24 será realizada uma Oficina sobre os sinais de violência, no Núcleo dos Idosos, voltada aos cuidadores de idosos e profissionais que atuam com esse público.
Durante todo o mês, os idosos atendidos pelos órgãos socioassistenciais participam de diversas atividades. Nesta semana, a Sedes realizou um chá colonial com os moradores do Núcleo dos Idosos e com os idosos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social). Além do café especial, a ação contou com música ao vivo com o cantor César Sulini.
O dia 15 de junho é considerado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006 pela ONU (Organização das Nações Unidas) em parceria com a OMS (Organização Mundial de Saúde) e com a Rede Internacional de Prevenção de Abusos contra Idosos.
 
Canal de denúncia
O Disque 100 é o canal de denúncia de todos os tipos de violência contra a pessoa idosa. Também é possível denunciar nos órgãos municipais como o Centro de Referência em Assistência Social - Creas "Valdemar Ferreira" pelo telefone 3653-2579; na Ouvidoria Municipal pelo telefone 156 e diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Social pelo telefone 3652.5307.
 
Secom – PMP
Seta