Ir para o conteúdo

Prefeitura de Penápolis / SP e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Notícias
JUN
25
25 JUN 2026
EDUCAÇÃO
Professores da rede municipal fazem nova formação do Programa Alfabetiza Juntos
Foto Noticia Principal Grande
O Módulo II do programa formativo reuniu professores das salas regulares e do contraturno escolar
receba notícias
A Secretaria Municipal de Educação de Educação promoveu no dia 19 de junho, um encontro formativo para todos os professores das escolas municipais que atuam junto aos alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. O encontro realizado na Emef “Armelindo Artiolli” reuniu professores das salas regulares e também das oficinas do contraturno, em momento formativo oferecido por meio do Programa Alfabetiza Juntos SP, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Penápolis e do Estado de São Paulo com a alfabetização na idade certa.
Segundo explicou a chefe do Serviço de Coordenação do Ensino Fundamental, Evelyn Lemes Serafim Friolli, a capacitação realizada no último dia 19, corresponde ao segundo módulo de um programa formativo composto por seis módulos, que devem ocorrer ao longo deste ano de 2026, voltado aos professores da rede municipal de ensino.
“A estrutura formativa do Programa Alfabetiza Juntos SP é composta por 6 módulos que visam contemplar os componentes de Língua Portuguesa e Matemática, priorizando as práticas pedagógicas, análise de resultados e intervenções quando necessárias”, acrescentou a coordenadora.
 
Temáticas
Neste encontro formativo do segundo módulo, os professores do 1º e 2º Anos trabalharam o tema “Práticas de escrita na alfabetização”, dentro do componente Língua Portuguesa. Já referente à Matemática, o tema abordado para esse grupo foi “Álgebra - Pensamento algébrico na alfabetização matemática”.
Com relação aos professores do 3º ao 5º Anos, no componente Língua Portuguesa, foi abordado o tema “Produção textual para ampliar o domínio da escrita” e sobre Matemática, foi trabalhado o tema “Situações-problema - Campo Aditivo”.
O módulo 1 do programa formativo aconteceu no dia 21 de maio. Os próximos encontros já estão marcados, previstos para acontecerem nas seguintes datas: Módulo 3 – 30/07; Módulo 4 – 21/08; Módulo 5 – 16/09 e Módulo 6 – 16/10. Também será realizado um Seminário de Boas Práticas previsto para acontecer no mês de novembro, em data a ser definida futuramente.
 
Alfabetiza Juntos
O Programa Alfabetiza Juntos SP foi criado pela Secretaria da Educação de São Paulo para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, promovendo educação de qualidade e igualdade para os estudantes da rede pública. Um dos objetivos do programa é oferecer formação continuada para educadores.
Devido à parceria efetuada pela Prefeitura de Penápolis com o Programa Alfabetiza Juntos SP, a Secretaria Municipal de Educação recebe anualmente, um programa formativo de seis módulos para os professores.
Os encontros de formação acontecem de forma presencial, com carga horária de 6 horas cada módulo (4 horas presenciais + 2 horas com atividade prática); além de Curso EAD com carga horária de 60 horas.
Vale ressaltar que todos os encontros de capacitação são ministrados por formadores do Programa Alfabetiza Juntos SP.
 

Secom – PMP
Seta