Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
14 SET 2019
Dia da Árvore terá programação comemorativa de 18 a 20
No ano passado diversos comerciantes aderiram ao projeto e adotaram mudas de árvores em frente a seus estabelecimentos

De 18 a 20 de setembro Penápolis terá uma programação comemorativa especial em alusão ao Dia da Árvore, celebrado oficialmente em 21 de setembro. A realização é do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) através do Centro de Educação Ambiental. Entre as ações estão teatro plantio de árvores, passeatas e palestras.
A exemplo do ano passado, será realizado um projeto de plantio junto aos comerciantes que aderiram à ideia de cultivar uma árvore em frente aos seus estabelecimentos. A intenção é que a cada ano mais comerciantes participem.
Haverá plantio de mudas em comércios da avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, rua Dr. Ramalho Franco, rua São Francisco, avenida Rui  Barbosa, rua Altino Vaz de Mello e rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira.
Ao todo serão plantadas 17 mudas (resedá, ipê amarelo, ipê roxo e quaresmeiras) sem custo para os proprietários dos comércios. A escolha dos locais foi feita pela equipe do Centro de Educação Ambiental com base no mapeamento de carência de arborização executado pela Secretaria Municipal de Agricultura.
“Realizamos uma consulta pública no último mês de agosto para verificar a aceitação dos comerciantes. Aqueles que aceitaram ao plantio assinaram um termo de adesão onde se comprometeram a cuidar das árvores até que as mesmas cresçam sadias e sigam seus cursos”, explicou a pedagoga do Centro Ambiental, Fernanda Marin.
“Nossa equipe, juntamente com alunos da escola estadual Profª Yone Dias de Aguiar, foi a estes locais para sensibilizar os proprietários quanto à importância do plantio”, acrescentou.
Para tanto, este projeto conta ainda com as parcerias da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado e Escola Estadual Profª Yone Dias de Aguiar.
Ainda na programação estão palestras de conscientização ambiental sobre o tema “Queimada Urbana”. Nesta ação o Daep contará com a parceria do Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação.

Plantio Adequado
O presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o “Batata”, recordou que a iniciativa do plantio na área central teve início em 2018. “Muitas pessoas gostam da sombra, mas poucas acabam plantando árvores. Talvez isso ocorra pelo fato de muitos não se atentarem para os inúmeros benefícios que elas nos proporcionam”, enfatizou Batata.
“Todas as espécies serão plantadas de acordo com critérios que o plano de arborização prevê, respeitando os valores culturais, ambientais e de memória da cidade, com espécies e portes adequados, obedecendo a recuos obrigatórios de esquina, entre árvores e postes”, explicou ele.
“As ações ambientais que envolvem a comunidade na próxima semana visam conscientizar os penapolenses sobre os riscos da queimada urbana e a importância da preservação do meio ambiente. É preciso cuidar das árvores, já que elas aumentam a umidade do ar, permitem a continuidade no ciclo das chuvas e garantem a sobrevivência do homem e de milhares de espécies animais”, concluiu o presidente do Daep.

Confira a programação a seguir:

• Dia 18/09 (quarta-feira)
Horário – 08h
Local – Unidade Básica de Saúde da Vila Tóquio
Conscientização com o tema “Queimada Urbana” (diálogo com a população)
Passeata pelas ruas no bairro e orientação casa a casa com entrega de panfletos.
Participação dos alunos da Emef Dr. Mário Sabino

• Dia 19/09 (quinta-feira)
Horário – 08h
Local – Unidade Básica de Saúde do bairro Sílvia Covas