06 JAN 2021
Combate a Covid-19: Secretaria de Saúde alerta para medidas preventivas
O secretário de Saúde, o médico Luiz Washington, pede que a população se atente a todos os cuidados preventivos

Com o crescente número de casos e da ocupação dos leitos do Hospital de Campanha, a Secretaria Municipal de Saúde alerta a todos penapolenses sobre os cuidados preventivos para evitar a contaminação pelo coronavírus. A previsão é que, nos próximos dias, haja um aumento de casos positivos, como consequência das festividades de fim de ano.
O secretário de Saúde, o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, destacou que a atual situação requer atenção especial por parte da população. “Estamos vivenciando novamente um período crítico da pandemia de Covid-19 e precisamos que a população fique atenta aos cuidados básicos para evitar a contaminação pelo vírus”, enfatizou.
Medidas preventivas simples como a lavagem das mãos com água e sabão e o uso de álcool gel 70% são fundamentais para evitar o contágio. “A lavagem correta, higienizando os dedos, unhas, as palmas e os dorsos das mãos, além do uso de álcool gel é uma ferramenta preventiva fundamental”, pontuou o médico.
O uso das máscaras continua obrigatório em todo o estado de São Paulo. “A máscara é uma barreira para evitar a contaminação. Além da própria proteção, quem utiliza a máscara de forma correta protege as demais pessoas. Vale ressaltar que a máscara deve cobrir todo o nariz e boca e deve ser trocada com frequência”, explicou.

Exames
O secretário de Saúde ainda destacou que ao aparecimento dos sintomas característicos da Covid-19, é necessário procurar uma unidade básica de saúde. “Febre, tosse seca, cansaço, perda de paladar ou olfato são alguns dos sintomas que alertam para a necessidade de procurar atendimento e orientação médica”, afirmou.
O médico também explicou que na rede pública de saúde estão disponíveis dois tipos de exames para o diagnóstico da doença: o exame SWAB (RT-PCR) e o teste rápido.
“Ao procurar uma unidade de saúde, o paciente será orientado sobre o dia correto para coleta e esse período deve ser cumprido rigorosamente, caso contrário, o exame pode resultar em um falso negativo”, alertou.
O exame SWAB (RT-PCR) deve ser coletado após o terceiro dia, sendo ideal entre o quinto e sétimo dia do início dos sintomas. Já o teste rápido que detecta os anticorpos IgM/IgG deve ser feito após o 15º dia do início dos sintomas. Os dois exames estão disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde do município. Outros exames com outras especificidades estão disponíveis na rede particular de saúde.

Proteja a sua saúde e a de sua família. Fique atento aos seguintes cuidados:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar
- Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
- Manter ambientes muito bem ventilados
- Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação da Covid-19. Se houver suspeita de coronavírus, a orientação é se isolar. O hospital deve ser procurado se os sintomas se agravarem. Se precisar tirar qualquer dúvida, ligue para o Disque Saúde, pelo número 136 – profissionais fazem o atendimento, dando orientações sem que o paciente precise se deslocar.