Sexta-feira, 29 de Março de 2024
21 FEV 2021
Rede municipal inicia aulas presenciais nesta segunda-feira
Escolas estão todas preparadas adequadamente para o início das aulas presenciais, com regras de higiene e distanciamento

Nesta segunda-feira, dia 22, a Secretaria de Educação de Penápolis dará início ao ano letivo de 2021 na rede municipal, com as aulas presenciais. Nesta segunda começam as atividades do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos) e Educação Infantil (Pré-Escolas). Com relação às Creches (Berçário e Maternal), o atendimento será iniciado em 01 de março.
É importante que as famílias saibam que não há obrigatoriedade em levar as crianças para as aulas presenciais. A opção é dos pais e responsáveis.
O secretário municipal de Educação, José Carlos Pansonato Alves, esclarece que, em caso de opção negativa, a família deverá buscar os materiais na escola para realização das atividades em casa, e devolver nas datas acertadas pelos professores.
Nesse início das aulas presenciais, os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos) serão atendidos em blocos, por semana.  Um bloco de alunos frequentará uma semana de aulas na unidade escolar, e um outro grupo de estudantes permanecerá em casa, fazendo as atividades entregues pelos professores.
Já na semana seguinte o papel será alternado: aqueles alunos que fizeram atividades em casa é que terão aula presencial. Os que foram à escola na semana anterior, permanecerão em casa fazendo as atividades.
Diante do cenário de pandemia do Coronavírus, e por medidas de precaução, os alunos não ficarão mais na unidade por 4 horas, como de costume.
O período de permanência será reduzido para 3 horas, das 07h às 10h. Não haverá intervalo, para evitar aglomeração. As carteiras estão posicionadas na distância segura preconizada pelos órgãos de saúde.
Todos os dias às 10h o aluno receberá alimentação na própria sala, cada um em sua carteira.
No horário das 10h às 12h o professor ficará sozinho na sala. Será nesse momento que ele irá preparar as atividades para a semana seguinte e também dar retorno às mensagens de pais e alunos por whatsapp, para esclarecimento de dúvidas, recados e demais orientações.
Por enquanto, as atividades complementares dos contraturnos das unidades estão suspensas.
Com relação à Educação Infantil (Pré-Escola), será usada a mesma logística de entrar às 07h e sair às 10h, fornecendo a alimentação na classe.

Creches
O secretário de Educação explicou que nas creches municipais a proposta de trabalho é diferenciada, por conta das características da clientela.
Respeitando os percentuais de capacidade, a Secretaria de Educação está selecionando, para atendimento prioritário, as crianças cujos pais mais precisam e que querem frequentar a creche, já que pela determinação do Plano São Paulo de Combate ao Coronavírus, é necessário reduzir o número de alunos em cada unidade.
Nas creches, o atendimento será de forma contínua, de segunda a sexta-feira, diferentemente do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, que terão dias alternados. O horário de permanência do aluno nas creches também é reduzido, das 07h às 12h.
O secretário municipal de Educação garantiu que, para os pais que não optarem pelo atendimento presencial, em qualquer nível (Ensino Fundamental, Pré-Escola e Creches), será mantido o fornecimento do kit alimentar, de forma correspondente aos dias em que a criança não se alimentou na escola.
Ele também informou que há uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para que, caso sejam detectados sintomas da Covid-19 em algum aluno ou profissional, que o mesmo seja levado imediatamente e atendido com prioridade nas unidades de saúde.
Durante o planejamento para a volta às aulas presenciais, a Secretaria de Educação promoveu, em parceria com a Secretaria de Saúde, diversas atividades de formação para os profissionais da rede, visando orientar e treinar cada um para aplicação adequada de todos os protocolos de prevenção ao vírus.