Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
30 MAR 2021
CORONAVÍRUS
Plano Emergencial contra Pandemia: Polícia e fiscalização averiguam cumprimento de decreto em ranchos

Neste último final de semana foi realizada uma ação de fiscalização em diversos ranchos de veraneio, localizados no Condomínio Moinho do Vento. O objetivo foi averiguar possíveis descumprimentos às medidas de combate à Covid-19, determinadas pelo Plano Emergencial do Governo de São Paulo.
A operação ocorreu por meio de uma parceria entre a Polícia Militar e o Serviço de Fiscalização da Prefeitura de Penápolis. Também colaboraram para a atividade os agentes da Polícia Ambiental.
Conforme explicou o chefe de gabinete da Prefeitura, Daniel Rodrigueiro, durante a fiscalização não foi encontrado nenhum tipo de irregularidade.
“Apuramos que a movimentação estava calma em todas as propriedades, não sendo verificada nenhuma infração às determinações do decreto estadual de combate à pandemia”, afirmou Rodrigueiro.
“Foram buscadas especialmente festas com aglomeração de pessoas e uso de máscaras, entretanto não verificou-se nada neste sentido”, acrescentou o chefe de gabinete.
Daniel Rodrigueiro ainda garantiu que o setor de Fiscalização e a Polícia Militar continuarão com as operações para identificar o descumprimento das medidas sanitárias previstas na legislação em vigor.
Pela fase emergencial do Plano São Paulo, continuam proibidas as aglomerações e a realização de eventos clandestinos, bem como a ausência de máscaras de proteção em via pública.
Permanecem interditados para uso e concentração de pessoas o Parque Municipal Maria Chica, Parque Santa Leonor e Praça do Mais Parque. Estes locais estão com sinalização de trânsito impedido, incluindo os aparelhos de academia ao ar livre.
A mesma regra vale para campos, quadras e demais aparelhos da Secretaria Municipal de Esportes Lazer e Juventude.
O prefeito Caique Rossi comentou que as medidas são necessárias nesta fase mais difícil da pandemia, e que se a população colaborar, adotando todos os protocolos, será possível evitar a medida mais extrema, que é o lockdown.
Irregularidades e infrações podem ser denunciadas 24h por dia pelo telefone 0800-7713541, ou pelo número 156, de segunda a sexta-feira, das 08 às 11h. A ligação é gratuita.
Quem descumprir as determinações de uso de máscara pode sofrer multa no valor de R$ 500,00 (individual) ou de R$ 5.000,00 (estabelecimento comercial); no caso de aglomerações e festas clandestinas, o valor da multa varia entre R$ 290,90 a R$ 290.900,00.