Quinta-feira, 02 de Maio de 2024
30 JUN 2021
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
População de rua conta com atendimento da Casa de Passagem
As pessoas em situação de rua que pernoitam em praças de Penápolis, e também aquelas que têm hábitos itinerantes, viajando frequentemente entre as cidades, podem contar com o atendimento da Casa de Passagem do município. No local, além de poderem dormir, essas pessoas também pode tomar banho, almoçar e jantar.
O serviço, que até março do ano passado era ofertado pelo SOS (Serviço de Obras Sociais), foi assumido pelo Moveca (Movimento Vestindo a Camisa). A oferta de pernoite, banho e alimentação ocorre no mesmo espaço anterior, mediante o cumprimento de todas as medidas sanitárias previstas pelos órgãos competentes.
A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. O titular da pasta, Pedro Sanchez, comentou que a equipe da assistência social faz a abordagem destas pessoas em situação de rua, para que sejam encaminhados ao serviço.
“A maioria acaba direcionada para a Casa de Passagem, porém existe a recusa por parte de alguns”, explicou.
“Existe o fato de que no local vigoram normas a serem cumpridas, especialmente relacionadas à pandemia, com os devidos protocolos, além de horários, entre outros regulamentos. Às vezes isso causa resistência, infelizmente”, contou ele.
“Nestes casos não é possível obrigar as pessoas a ficarem onde não querem. Isso é um direito delas. A conduta então é de fornecer cobertores para que pernoitem onde desejam”, acrescentou Pedro.
Na Casa de Passagem são disponibilizados insumos para a limpeza e álcool gel, além de itens de proteção individual, como as máscaras. O ambiente é arejado e com espaçamento adequado.
No final de maio o Fundo Social de Solidariedade cedeu cobertores e travesseiros para utilização na Casa de Passagem.