Sexta-feira, 29 de Março de 2024
05 SET 2021
Núcleo de Atendimento Pós Covid-19 inicia atendimento dia 08
Reunião técnica da equipe da saúde para tratar do atendimento na unidade
A partir de quarta-feira, 08, a população poderá receber atendimento junto ao Núcleo de Atendimento Pós Covid-19, implantado pela Prefeitura de Penápolis para dar suporte, monitoramento e auxílio no tratamento de sequelas e possíveis fragilidades ocasionadas pela doença.
O atendimento será concentrado nas dependências da Macro II, o popular “postão de saúde”, no centro da cidade (avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins 99). Para ser atendido o munícipe deve primeiramente buscar a sua unidade de saúde de referência e relatar suas queixas, consequentes da doença.
Assim, esse mesmo cidadão passará pelo médico ou pelo atendimento com a enfermeira chefe da unidade, e receberá um encaminhamento, já com data e horário agendados, para buscar a equipe multidisciplinar junto ao núcleo especializado pós-covid.
Ao todo seis profissionais das áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Psicologia foram contratados pelo município para atuarem na referida unidade pelo período inicial de três meses. A contratação dos profissionais se deu por meio de licitação pública, e cada um atuará em 20 horas semanais. Os contratos podem ser prorrogados pelo prazo legal, caso haja interesse do município.
Ao todo são investidos na contratação R$ 10.659,90 mensais, com recursos advindos da verba estadual específica para enfrentamento à Covid-19. O total investido em três meses é de R$ 31.979,70.
Os demais profissionais do Núcleo, como médicos, enfermeiros, nutricionista e administrativos, são do quadro de funcionários da Prefeitura de Penápolis.
Esse serviço especializado se destina a atender fragilidades oriundas da Covid-19, como por exemplo falta de ar, tontura, vertigem, dificuldades na alimentação, dor de cabeça, perda de memória, dificuldade de locomoção, coordenação motora, perda de olfato e dores emocionais, entre outras.
Com relação ao atendimento do aspecto emocional, o mesmo é voltado tanto para pacientes que tiveram a doença, como para as pessoas que perderam algum familiar durante a pandemia, auxiliando a passar pela fase do luto.