Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
14 JAN 2022
TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA
Faixas de pedestres recebem nova sinalização de segurança
A nova sinalização visa assegurar a passagem dos pedestres na região central da cidade
A Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação e Zeladoria de Trânsito e Mobilidade Urbana iniciou a implantação de um projeto piloto de sinalização para pedestres. O novo modelo será implantado na região central de Penápolis, nas faixas de pedestres com maior circulação de pessoas. O primeiro local a receber a nova sinalização foi o cruzamento da rua Anchieta com a avenida Luis Osório.
O projeto foi apresentado à prefeita em exercício, Mirela Fink, pelo secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Daniel Rodrigueiro. Após a avaliação, a prefeita determinou a ampliação do projeto para os locais de maior movimento, visando a segurança dos pedestres.
“Qualquer medida que amplie a segurança de quem trafega pelas ruas de Penápolis será bem vinda e deve ser aplicada em toda a região com maior circulação de pessoas. Além disso, a colaboração dos motoristas, redobrando a atenção, dando preferência à passagem de pedestres, é fundamental para evitar acidentes de trânsito”, destacou a prefeita em exercício.
Segundo o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Daniel Rodrigueiro, modelo que será instituído na região central de Penápolis, nas faixas de pedestres de maior circulação. “A sinalização foi pensada exclusivamente para a segurança dos pedestres. Temos um sinal de advertência com o ‘olhe’, para que o pedestre, ao se aproximar da travessia, observe a circulação de veículos”, afirmou.
“Agora também implantamos setas na cor amarela para direcionar o fluxo de pedestres na faixa. O objetivo é melhor organizar a circulação para que as pessoas não se esbarrem, auxiliando no direcionamento dos pedestres. Aos poucos, a população vai se acostumar com a nova sinalização”, explicou Rodrigueiro.
A sinalização é feita junto às rampas de acessibilidade já existentes em toda a região central da cidade. O secretário de Trânsito ainda acrescentou que as seguem estritamente os requisitos exigidos pela legislação, em específico a ABNT NBR 9050, que dispõe sobre a acessibilidade em espaços e equipamentos urbanos.