A Prefeitura de Penápolis informa que inicia nesta terça-feira, 18, a vacinação em crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. Fazem parte do grupo prioritário as crianças com comorbidades e deficiência. A vacinação acontecerá no Ginásio de Esportes “Prof. Antônio de Castilho Braga”, o Gigantão Azul, das 12h às 16h30. 
É necessário o acompanhamento das crianças por seus responsáveis e a apresentação de documentos que comprovem a comorbidade. Serão considerados comprovantes da condição de risco: exames, receitas, relatórios ou prescrições médicas. 
Para o público infantil, serão utilizados os imunizantes pediátricos da Pfizer. Os pais ou responsáveis podem fazer o pré-cadastro das crianças de 5 a 11 anos que está disponível no site www.vacinaja.sp.gov.br. Esse pré-cadastro agiliza o atendimento dos pequenos no local de vacinação. 
Segundo explicou o secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, a vacinação das crianças acontecerá em local diferente do púbico adulto para que elas não tenham contato com outros tipos de enfermidades existentes nos postos de saúde. 
Demais públicos
A vacinação contra a Covid-19 para o público adulto e adolescente a partir de 12 anos, continua normalmente de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h30, nas Macros de Saúde I, II e III. 
*** Confira a lista de comorbidades consideradas para o atendimento prioritário na vacinação infantil: 
- Insuficiência cardíaca 
- Cor pulmonale e hipertensão pulmonar 
- Síndromes coronarianas 
- Valvopatias 
- Miocardiopatias e Pericardiopatias 
- Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas 
- Cardiopatias congênitas 
- Próteses valvares Dispositivos cardíacos implantados 
- Talassemia 
- Síndrome de Down 
- Diabetes mellitus 
- Pneumopatia crônicas graves 
- Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3 
- Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo 
- Doença cerebrovascular 
- Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos) 
- Anemia Falciforme 
- Obesidade mórbida 
- Cirrose hepática 
- HIV
Secom – PMP