Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
01 FEV 2022
Educação realiza planejamento com equipes gestoras para 2022
Entre os objetivos do trabalho estão a orientação para acolhimento da comunidade escolar, assim como o Protocolo de Segurança
Na última segunda-feira (31), a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Penápolis promoveu atividades de planejamento para o ano letivo de 2022. O trabalho foi realizado nas dependências do Cmei Planalto, reunindo cerca de 50 profissionais gestores (coordenadores e diretores das unidades).
Estiveram reunidos gestores dos Ceim (Centros de Educação Infantil Municipais - antigas creches), Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e também os Cmeis (Centros Municipais de Educação Integral - antigos barracões).
Entre os objetivos do trabalho de planejamento estão a orientação para recepção e acolhimento da comunidade escolar, o estudo e implementação do Protocolo de Retorno às Aulas Presenciais, e a organização administrativa e pedagógica das instituições educacionais.
De acordo com o secretário municipal de Educação, professor José Carlos Pansonato Alves, o Zeca, a missão da equipe é viabilizar o início do atendimento presencial de forma segura e favorecer a aprendizagem, aproveitando da melhor forma o tempo pedagógico disponível.
“Temos a preocupação e o compromisso de dar o nosso melhor, com acolhimento socioemocional da comunidade escolar, organização para atendimento presencial, remoto e híbrido se necessário e garantia do cumprimento dos protocolos sanitários, tanto individuais como coletivos”, garantiu o secretário.
“É muito importante a questão do acolhimento neste processo, pois possibilita que a comunidade escolar estabeleça uma relação ressignificada com a escola. Ao ser acolhida, a comunidade se sente pertencente ao espaço escolar, estabelecendo novos modelos de vínculos e relacionamentos”, acrescentou ele.
“Num cenário de pandemia a construção de um clima escolar positivo dará suporte ao processo de ensinoaprendizagem”, concluiu.
As aulas regulares na rede municipal terão início no próximo dia 07. Com relação às creches e pré-escolas, haverá um período de adaptação para os pequenos, entre os dias 07 e 11.
Já as oficinas de contraturno, oferecidas nas escolas de período integral, terão início no próximo dia 14, com inglês, teatro, musicalização, robótica, dança e judô.