Quinta-feira, 28 de Março de 2024
31 MAR 2022
AGRICULTURA
Agricultura entrega nova horta comunitária no Jardim Pevi
A horta conta com a participação de 22 famílias para o cultivo de hortaliças e legumes
A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Penápolis entregou recentemente uma nova horta comunitária no bairro Jardim Pevi. Essa é a segunda horta do bairro e atenderá 22 famílias que farão o plantio e o cultivo de hortaliças e legumes em seus canteiros.
A nova horta atende uma reivindicação da comunidade local e está localizada na rua Armando Hélio Francesquini, em frente ao número 112.
Segundo o secretário de Agricultura, Edison Ribeiro de Almeida, o preparo do solo e dos canteiros foi concluído em outubro do ano passado. “Desde então, as famílias já utilizam a horta e cuidam dos seus canteiros. Estávamos aguardando um período mais tranquilo da pandemia de covid-19 para oficializar essa entrega”, contou.
O coordenador do projeto Hortas Comunitárias, José Caetano Rebesco, explicou que a Prefeitura oferece a orientação técnica para os participantes do projeto. “As famílias estavam preocupadas por não entender sobre o cultivo, mas demonstraram todo o interesse em aprender”, afirmou.
No Projeto Hortas Comunitárias, a Prefeitura oferece de forma gratuita a água, além de toda a orientação para o plantio. Para a implantação da horta, a Secretaria de Agricultura efetuou o preparo de solo com calcário e material orgânico. O espaço também foi cercado com alambrado.
Aproximadamente 1,2 mil famílias participam diretamente com o projeto, além das demais pessoas beneficiadas indiretamente. Pela regra do projeto, não é permitido comercializar a produção das hortas, por isso as famílias que possuem canteiros acabam doando parte da produção a outras pessoas, que também são ajudadas com os alimentos.