Quinta-feira, 28 de Março de 2024
31 MAR 2022
CORONAVÍRUS
SAÚDE
Idosos maiores de 60 anos podem se vacinar contra Covid e Gripe a partir de segunda-feira
A Secretaria Municipal de Saúde informa que inicia na segunda-feira, 04 de abril, a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para os idosos a partir de 60 anos; e também terá início a vacinação contra a Influenza (Gripe) para os idosos maiores de 60 anos e profissionais de saúde.
Para tomar a 4ª dose da vacina contra a Covid-19, é necessário que os idosos (60+) tenham tomado a 3ª dose há pelo menos quatro meses. A vacinação contra a Covid-19 acontece na Macro de Saúde I (Jardim Eldorado), Macro II (Centro) e Macro III (Santa Terezinha), das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. É necessário levar RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de vacinação.

Gripe
Já a vacina da Gripe está disponível para os idosos maiores de 60 anos e profissionais da saúde em todas as unidades de saúde (Macros e postinhos), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Basta levar documento pessoal e carteirinha de vacinação.
Vale ressaltar que para os idosos (60+) não é mais preciso que haja um intervalo entre a dose da vacina contra a influenza e a dose contra a Covid-19, como ocorria anteriormente. As duas vacinas podem ser administradas simultaneamente.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito. Por isso, a vacina contra a gripe é importante para reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.
Caso a pessoa esteja com gripe, dengue ou qualquer outra doença infecciosa, deve aguardar o término dos sintomas para tomar a vacina da gripe.