Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
DAEP
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Penápolis realizará “Praça da Saúde” nesta quinta-feira
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado na próxima quinta-feira, 07 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde realizará a “Praça da Saúde”, evento gratuito voltado para toda a comunidade. A “Praça da Saúde” acontecerá no dia 07/04, em frente ao Santuário São Francisco de Assis (Igreja Matriz), com diversas atividades das 16h às 21h visando a promoção da saúde da população penapolense.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, a realização deste evento é um trabalho de conscientização, informação e orientação da comunidade sobre os serviços de saúde do município. “Serão realizadas diversas ações para a promoção da saúde e tudo de forma gratuita. Prestigiem!”, convidou o secretário.

Vacinação e testes
Dentre as ações que serão realizadas na “Praça da Saúde” está a vacinação contra a Covid-19 (para todas as pessoas acima de 5 anos e 4ª dose para idosos 60+) e Gripe (idosos 60+). Além disso, o Serviço de Vigilância Epidemiológica também fará orientações sobre o combate à dengue.
O Serviço Ambulatorial Especializado – SAE - IST/HIV/Aids e Hepatites Virais também estará presente no evento com orientações, distribuição de preservativos e testes rápidos de HIV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). O Serviço de Odontologia também fará orientações à população.
A Santa Casa de Penápolis participará com a aferição de glicemia à comunidade e o Banco de Leite com orientações para doação de leite materno. A Unimed também participará com aferição de pressão e glicemia.

Participações
A “Praça da Saúde” contará com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e participações da Apae, Hospital Espírita, Moveca, Lar Vicentino que farão a exposição de seus projetos.
além disso, o evento terá ainda a participação do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra e CCZ – Centro de Castração e Zoonoses.

Dia Mundial
O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, é uma data, criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde, que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.
Além disso, as ações realizadas na data são importantes para que a população aprenda a cuidar-se e informar-se sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde.