Quinta-feira, 28 de Março de 2024
09 MAI 2022
Inscrições abertas para operação e manutenção de tratores agrícolas
Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de Manutenção de Tratores Agrícolas e Operação de Tratores Agrícolas que serão realizados de 23 a 27 de maio. A iniciativa é realizada em uma parceria com o Sindicato Rural de Penápolis, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.
Os interessados podem ser inscrever diretamente na Secretaria de Agricultura, localizada na rua Luiz Cremonini, 101 - Parque Industrial (Recinto de Exposições). O atendimento ao público é das 07h às 11h e das 13h às 17h. Para se inscrever é necessário ser maior de 18 anos e possuir carteira nacional de habilitação, apresentar um documento com foto e comprovante de residência.

Manutenção
O curso de Manutenção de Tratores Agrícolas será realizado de 23 a 25 de maio, das 08h30 às 17h30, no Sindicato Rural de Penápolis. A capacitação abordará os componentes dos tratores agrícolas de pneus, funcionamento do motor e do sistema de transmissão.
O conteúdo ainda abordará a manutenção dos sistemas de alimentação de ar, de alimentação de combustível, de lubrificação do motor, de arrefecimento do motor, de transmissão. Ainda no curso, os participantes aprenderão sobre o sistema hidráulico do trator, o sistema de direção, manutenção do eixo dianteiro, do sistema de freios, do sistema elétrico e de rodados, além dos pontos de lubrificação do trator.

Operação
Já o curso de Operação de Tratores Agrícolas acontece nos dias 26 e 27 de maio, das 08h30 às 17h30, no Sindicato Rural de Penápolis. O curso abordará os componentes dos tratores agrícolas, o painel de instrumentos de controle do trator, comandos de operação do trator e tipos de sistema hidráulico.
Ainda serão abordados a lastragem e a bitola do trator, a classificação dos pneus agrícolas, as regulagens dos sistemas de acoplamento, o acoplamento do implemento ao trator, a operação com o trator e as normas de segurança na operação.
Os dois cursos são complementares e terão aulas teóricas e práticas. As aulas práticas serão realizadas na Secretaria de Agricultura. Para mais informações os interessados podem manter contato pelo telefone (18) 9.9670-8545, falar com Rafael.