Nesta sexta-feira (24), 15 participantes concluíram o curso “Artesanato em madeira maciça reciclável – Marchetaria”, oferecido em uma parceria do Fundo Social de Solidariedade, Senar (Serviço de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural de Penápolis. O prefeito Caique Rossi e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Baíta Rossi acompanharam uma das aulas.
O curso foi realizado entre terça e sexta-feira, na Sala de Treinamento da Incubadora de Empresas. A marchetaria é um trabalho em madeira que consiste em embutir ou aplicar peças recortadas de madeira, marfim, metal e de outros materiais de diversas cores sobre peça de marcenaria, formando desenhos variados.
Inicialmente, a capacitação abordou a origem do artesanato rural e sua importância cultural e econômica. Em seguida, os participantes aprenderam sobre a confecção artesanal de artefatos decorativos em madeira maciça reciclável. O conteúdo abordou como preparar o local, reunir o material, coletar e adquirir as madeiras, limpar, selecionar e armazenar a matéria-prima.
O curso ainda ensinou como executar a técnica de marchetaria com madeira embutida e o mosaico. Os alunos também tiveram noções sobre como comercializar a produção, com o cadastro de artesão, pesquisa sobre mercado consumidor, definição do custo da peça, a atuação em grupos comunitários e a definição de estratégias de venda. Ao final, os participantes fizeram uma exposição dos trabalhos.
Secom – PMP