Sexta-feira, 29 de Março de 2024
05 JUL 2022
EDUCAÇÃO
Gestores da Educação Infantil participam de formação sobre espaços de aprendizagem
A formação aconteceu na Sala Pedagógica e contou a participação dos gestores da Educação Infantil
A Secretaria Municipal de Educação promoveu na última quarta-feira, 29, uma formação para os gestores da Educação Infantil com o tema “Gestão e Organização dos Espaços de Aprendizagem”. A atividade foi realizada na Sala Pedagógica e contou a participação de aproximadamente 35 profissionais gestores da Educação Infantil municipal.
A formação foi ministrada pela coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, a professora Evelyn Lemes Serafim Friolli, que juntamente com as diretoras e coordenadoras das creches e Emeis, discutiram sobre todos os espaços das unidades que podem ser ressignificados e transformados em novos espaços de aprendizagem.
“Tudo depende do seu olhar, de como você olha para um espaço. Normalmente pensamos na sala de aula como espaço de aprendizagem. Mas o refeitório, por exemplo, pode ser transformado num desses espaços, em que muitos temas podem ser trabalhados com as crianças, contribuindo para seu aprendizado e desenvolvimento”, explicou a professora Evelyn Serafim.
De acordo com ela, o gestor tem a responsabilidade de mobilizar a equipe e compreender a unidade como um todo. “É preciso refletir sobre o papel da educação, lançar um novo olhar para a unidade, a fim de que todos os espaços tenham oportunidade de aprendizagem”, comentou Evelyn.
A secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, destaca a importância desses momentos de formação para a equipe. “Temos que pensar o desenvolvimento da criança como um todo. Saber usar bem os recursos que temos para desenvolver as competências e habilidades das crianças, contribuindo com a formação e desenvolvimento integral do indivíduo”, analisou.
A coordenadora pedagógica Evelyn Serafim acrescenta que o espaço de aprendizagem precisa ser um espaço de qualidade de trabalho. “Precisamos considerar alguns aspectos importantes, como a sua utilização, organização, limpeza e conservação, saúde e segurança”, elencou.
Segundo informou a secretária de Educação, Neira Pinheiro, esse processo de formação da equipe também integra as ações do projeto “Escola Linda”, uma vez que o investimento não é somente no prédio físico das escolas, mas também na formação e valorização dos profissionais que trabalham nelas. “Nosso objetivo é melhor atender nossas crianças oferecendo uma educação de qualidade”, concluiu a secretária.
No final do mês de julho, será realizada uma nova formação com essa temática, direcionada aos gestores do Ensino Fundamental.

Secom - PMP