Quinta-feira, 28 de Março de 2024
05 DEZ 2022
Educadoras participam de formação sobre livro didático “Porta Aberta”
Na formação, as educadoras foram orientadas sobre como aliar a teoria do livro às atividades práticas realizadas com as crianças

Com o objetivo de discutir e aprofundar o conteúdo proposto pelo livro didático “Porta Aberta” utilizado nos Ceims – Centros de Educação Infantil Municipais (antigas creches municipais), a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma série de formações para todas as educadoras da rede municipal.
Mais de 150 profissionais que atuam com as turmas de Berçário I e II e Maternal I e II participaram da formação realizada durante o mês de novembro (dias 1, 8,16, 2, 29 e 30), na Sala Pedagógica. As educadoras foram divididas em grupos, de acordo com a faixa etária atendida, para melhor aproveitamento da formação que foi ministrada pela coordenadora pedagógica geral da Educação Infantil, Maribel de Almeida Oliveira Ribeiro.
Segundo explicou a coordenadora pedagógica o livro “Porta Aberta” propõe uma séria de atividades baseadas nos preceitos da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, documento normativo que define as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo das etapas, ou seja, em cada faixa etária.
“Na formação, as educadoras foram orientadas sobre como aliar a teoria do livro didático, às atividades práticas que elas desenvolvem com as crianças ao longo do ano. Dessa forma, as educadoras participaram de exemplos práticos como brincadeiras, músicas, construção de brinquedos com material alternativo, entre outras atividades que auxiliam no desenvolvimento das crianças”, disse Maribel de Almeida.
A secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, acrescenta que embora não seja papel da Educação Infantil alfabetizar as crianças, é possível que família e instituição escolar desenvolvam habilidades e atitudes de forma lúdica que vão repercutir positivamente no processo da alfabetização delas. “Por isso é tão importante e significativo que as educadoras da rede municipal passem por esse processo de formação, para que tenham conhecimento teórico e prático das atividades que podem ser realizadas com as crianças no Ceims, de acordo com a faixa etária”, afirmou.
Durante os encontros, as educadoras tiveram ainda oportunidade de relatar experiências realizadas com seus alunos ao longo do ano, opinar sobre as sugestões trazidas pelo livro didático e também vivenciar algumas brincadeiras, alinhando-as com os diferentes campos de experiência que precisam ser contemplados em seu plano de trabalho.