Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
12 DEZ 2022
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Inscrições abertas para grupos de gestantes nos Cras Eldorado e Planalto
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social informa que estão abertas as inscrições para participar das atividades dos Grupos de Acompanhamento de Gestantes desenvolvidos pelos Cras (Centros de Referência da Assistência Social), unidades Eldorado e Planalto. A iniciativa é uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Penápolis.
As mulheres interessadas em participar do Grupo de Acompanhamento de Gestantes podem se inscrever até o dia 30 de dezembro, nas referidas unidades socioassistenciais. Podem participar gestantes em qualquer período estacional, estar preferencialmente inscrita no Cadastro Único e realizar o acompanhamento pré-natal na unidade de saúde.
Os documentos necessários para inscrição são os seguintes: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, carteira de pré-natal da gestante e número de NIS (Número de Inscrição Social).
As inscrições devem ser feitas no Cras Eldorado (Rua Amazonas, 136 – Vila América, telefone 3653.7291), ou no Cras Planalto (Rua Manoel Foz, 515 – Vila Aparecida, telefone 3653.4893). O horário de atendimento das duas unidades de Cras é de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.

Grupo de Gestantes
Trata-se de grupos de vivência direcionados para o fortalecimento de vínculo entre mãe e bebê. O objetivo da iniciativa é preparar as futuras mães para o momento do parto e tornar a experiência da maternidade segura e tranquila.
Os grupos de gestantes visam estimular a conexão entre mãe e bebê e oferecer orientações sobre a maternidade, inclusive orientando para a realização do pré-natal, através dos vários encontros previstos.
Entre as ações programadas nos encontros estão palestras e orientações com profissionais da saúde, exercícios de relaxamento, oficinas de confecção de artesanato para o enxoval do bebê, técnicas de massagem, entre outras, para estimular a afetividade e o vínculo familiar.
Ao final do curso, as gestantes recebem o kit gestante do programa “Enxoval do Bem – Um Penapolense Feliz”. O kit natalidade é composto banheira, fraldas, lenço umedecido, pomada antiassadura, roupinhas, sabonete líquido, cobertor, malinha e outros itens.