Quinta-feira, 28 de Março de 2024
02 MAR 2023
Penápolis terá investimentos de mais de R$15,8 milhões em diversas áreas
O prefeito destacou que 75% dos investimentos são de recursos próprios do município
O município de Penápolis terá investimentos recordes em diversas áreas nos próximos meses. Na última segunda-feira, dia 27 de fevereiro, a Câmara de Vereadores aprovou diversos projetos enviados pelo executivo municipal, totalizando um investimento de R$15.806.609,52.
Do valor total, R$11.889.730,33 são de recursos próprios do município e o restante, cerca de R$3,8 milhões de convênios estadual e federal. Os investimentos contemplam reformas e ampliações em escolas municipais, unidades de saúde, aquisição de veículos, além da revitalização do Parque Maria Chica e a construção de um parque no bairro Sílvia Covas.
O prefeito Caique Rossi destacou que os investimentos só foram possíveis devido ao comprometimento dos secretários municipais e de toda a equipe. “São recursos para todas as áreas que só foram possíveis devido ao resgate da confiança e da transparência na administração pública”, afirmou.
Todos os investimentos foram aprovados pela Câmara de Vereadores. Com os projetos técnicos e de engenharia já estão prontos e o próximo passo será a abertura dos processos licitatórios.

Obras
A infraestrutura urbana receberá mais de R$3,5 milhões em melhorias. Na iluminação pública, serão mais de R$ 68 mil para instalação de postes, braços e lâmpadas em diversos locais. Mais R$591 mil serão aplicados na contratação de empresa para execução de bacias coletoras de águas pluviais em várias regiões.
Quinze ruas e avenidas receberão recapeamento asfáltico, em um investimento de R$2.875.882,33. O serviço será executado nas ruas 1º de maio, 25 de outubro, das Palmas, Dr. Pasquale Pentagna, Elesbão, Gabriel Gaetti, Genarino Marineli, Passare Segundo Mansuetto, Roberto Sabino e Tiradentes.
A melhoria também será executada nas avenidas Expedicionário Diogo Garcia Martins, José Brunhara, Julio Assef Dualib, Luiz Osório e Santa Leonor.

Parques Municipais
O montante de R$4.4412.204,28 será investido na revitalização de parques municipais para o uso da comunidade. O Parque Maria Chica receberá R$2.506.514,88 para uma completa reforma. O local contará com palco para apresentações culturais, quiosques, academia, espaço para restaurantes, nova quadra de areia, além de outras intervenções que transformarão o local no Parque da Família.
Já no bairro Sílvia Covas, será construído um parque com ginásio de esportes, ciclovia, academia, com investimento de R$1.905.689,40.

Educação
Entre os projetos aprovados na área da Educação, estão a ampliação da Emef Profª Harume Kubota da Silva (investimento de R$1,75 milhão), reforma e ampliação da Ceim/Emei Jardim Del Rey (R$111.665,98), contratação de empresa para execução e instalação de sistema de geração de energia solar fotovoltaica on grid nas unidades escolares (R$1.519.561,36). Ainda estão previstos investimentos na aquisição de mobiliários e equipamentos para as escolas, entre outras melhorias.
Cerca de R$756 mil serão investidos para a contratação de empresa especializada em nutrição e alimentação para alunos da Etec João Jorge Geraissate (Colégio Agrícola), com recursos provenientes do Governo Estadual, conforme convênio Alimentação Escolar firmado com a Secretaria Estadual de Educação

Esportes
A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude terá investimentos de mais de R$750 mil. A reforma das piscinas públicas do Parque Aquático – Centro Esportivo “Dirceu Gastão Santos Peters”, instalação de academias ao ar livre, aquisição de materiais para fechamentos de minicampos, além da aquisição de uma van para o transporte dos esportistas fazem parte do projeto.

Mais projetos
O CEU das Artes na vila Aparecida também será reformado, em um investimento de R$600 mil. O local receberá reparos, pintura geral do prédio, cercamento, iluminação, construção de vestiários para o campo de futebol, entre outras melhorias.
Outro projeto aprovado foi o investimento de R$856 mil em equipamentos de informática, software de aplicações, mobiliários e instalações, capacitações e consultoria, com recursos provenientes do convênio PNAFM (Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal dos Municípios)
Como continuidade do programa de renovação da frota de veículos, serão repassados R$465 mil para a aquisição de chassi e carroceria de micro-ônibus para o Transporte Coletivo, R$37.060,72 para reparos em ônibus do Transporte Coletivo.
Também serão adquiridos novos veículos para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas Valdemar Ferreira e para o Serviço de Fiscalização de Rendas.
Para a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana foram destinados R$165 mil para a aquisição e instalação de semáforos.
Ainda serão feitos investimento de mais de R$1 milhão na aquisição de equipamentos de informática, eletrodomésticos e equipamentos para escritório para secretarias de Desenvolvimento e Trabalho; de Finanças e de Esporte, Lazer e Juventude e aquisição de materiais permanentes para a Secretaria de Educação, Desenvolvimento Social e Cultura e Turismo.

Secom - PMP