A Secretaria de Saúde realizou na última quinta-feira (06) uma capacitação sobre Plano de Pré-Natal, Parto e Puerpério para profissionais da rede municipal de saúde. A abertura do evento contou com a presença do prefeito Caique Rossi e da vice-prefeita Mirela Fink.
Participaram da capacitação, profissionais da atenção primária à saúde, da maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis e da Secretaria de Desenvolvimento Social. A capacitação foi articulada junto ao Conselho Regional de Enfermagem – Coren SP e ao Departamento Regional de Saúde (DRS II – Araçatuba).
A capacitação foi ministrada pela mestre e doutora em enfermagem, Patrícia Crivelaro. Também estava presente o enfermeiro e articulador da atenção primária da DRS II, Adão Rodrigues da Silva.
Segundo a enfermeira e a chefe dos Serviços Técnicos e Administrativos da Secretaria de Saúde, Mônica da Silva, o plano de parto é um documento de planejamento que deve ser preenchido pela gestante e pelo seu médico, de acordo com suas preferências e orientações médicas.
“O Plano de Parto é um documento com validade legal, recomendado e reconhecido pelo Ministério da Saúde. É um documento elaborado pela mulher e deve conter seus desejos e os cuidados que a gestante deseja receber para si e para seu filho, durante e após o parto”, explicou.
Esse documento reúne todos os desejos da mulher para o nascimento do bebê, desde entrada até a alta no serviço de parto, respeitando o direito de escolha por uma maternidade segura, livre de intervenções desnecessárias e sem violência obstétrica. O plano de parto busca garantir às mulheres participação nas decisões que envolvam o nascimento de seu filho.
A enfermeira explicou que as gestantes receberão um folheto com diversas questões para que a mulher decida como será realizado o seu trabalho de parto, a hora do nascimento, o pós parto e os cuidados com o bebê. “É um trabalho de acolhimento, de humanização e de respeito às gestantes”, afirmou Mônica.
O Plano de Parto para a rede municipal foi desenvolvido pela Equipe de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis. Participaram do grupo técnico responsável pela elaboração, o médico ginecologista e obstetra do Cimpe e da Santa Casa, Sidnei Albregard e das enfermeiras da Secretaria de Saúde, Mônica Aparecida da Silva Enfermeira, Aline Sorroche Peraza Vieira e Silmara Berto Martins Janjácomo.
Secom – PMP