Uma parceria entre a Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) e o Instituto Natura vai ampliar o atendimento às mulheres vítimas de violência. Trata-se do Programa Acolhe para o acolhimento e abrigamento temporário das mulheres e suas famílias quando necessário o afastamento do ambiente familiar.
O Programa Acolhe tem como missão oferecer acolhimento temporário a mulheres vítimas de violência, em hotéis conveniados, após o atendimento nos órgãos competentes. O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Sanchez, explicou que o primeiro atendimento às mulheres é feito nas delegacias e no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
“A partir desse atendimento, quando a mulher vítima de violência, junto com seus filhos, precisa ser afastada do ambiente familiar ou da sua cidade, é acionado o programa Acolhe que fornece uma rede de hotéis credenciados. A família é encaminhada para este hotel até que seja feito o trabalho técnico em busca de um novo ambiente seguro”, explicou.
Devido ao sigilo e por questões de segurança, não serão divulgados os hotéis participantes. “Essa é uma parceria muito importante, sem custos para o município e um grande avanço no atendimento às mulheres. Oferecer esse abrigo temporário, garantindo a segurança dessas mulheres e suas famílias, é fundamental para que a mulher possa resgatar sua autonomia e autoconfiança”, destacou o secretário.
“É uma parceria que complementa toda a estrutura já oferecida pelo município. A Prefeitura já tem o programa de aluguel social, que concede esse apoio a mulheres vítimas de violência doméstica em extrema situação de vulnerabilidade e atendidas por medida protetiva prevista na Lei Maria da Penha”, contou.
O secretário acrescentou que Penápolis também estabeleceu parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social para disponibilizar uma ajuda de custo para o auxílio aluguel às mulheres. “São medidas que contribuem com a autonomia e fortalecem os direitos das mulheres”, complementou Pedro Sanchez.
Vale lembrar que o atendimento a mulheres vítimas de violência é feito pelo Creas “Valdemar Ferreira”, localizado na rua Bahia, 601 – Vila Fátima, com telefone 3653.2579.
A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra as mulheres. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. É possível fazer a ligação de qualquer lugar do Brasil ou acionar o canal via chat no Whatsapp (61) 9610-0180. Em casos de emergência, deve ser acionada a Polícia Militar, por meio do 190.
Secom – PMP