Quinta-feira, 28 de Março de 2024
12 MAI 2022
TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA
Ações do “Maio Amarelo” orientam motoristas na prevenção de acidentes
Na última segunda foi realizada a ação educativa “Ciclista Fique Vivo, Seja Visto"
Desde o início de maio estão em andamento na cidade várias ações educativas voltadas para o trânsito. Essas ações fazem parte da campanha “Maio Amarelo”, cujo objetivo é sensibilizar a sociedade para as boas práticas e respeito às leis de trânsito brasileiras. A meta é contribuir para a diminuição de acidentes, com foco na prevenção.
Em Penápolis a iniciativa conta com a união de entidades governamentais e iniciativa privada, envolvendo Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, DER (Departamento Estadual de Estradas de Rodagem), Concessionária Via Rondon, Tiro de Guerra 02-027, Prefeitura Municipal – via Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana – e as empresas Midori Auto Leather, Bicicletas Voyce e Ciclo Dú Bicicletaria.
Conforme explicou o secretário municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana de Penápolis, Coronel Daniel Rodrigueiro, a campanha foi estabelecida pela Resolução 871 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), e o slogan definido para 2022 é “Juntos Salvamos Vidas”.
Ainda segundo ele, a estratégia é despertar no cidadão, tanto motorista como pedestre, a responsabilidade de união para o bem comum, evitando acidentes, mortes e incapacidades oriundas de sequelas por ocorrências automobilísticas.
“A questão principal é a mudança de conduta do motorista, que ao transitar pelas estradas ou pelas ruas da cidade, necessita respeitar as leis e exercer a paciência e a tolerância para resguardar a vida. Em pequenos momentos de deslizes podem suceder acidentes graves”, comentou Rodrigueiro.
“Inclusive uma das ações que estamos promovendo em conjunto para chamar a atenção dos motoristas é a colocação de carros acidentados em três pontos estratégicos da cidade. É algo triste e que talvez possa chocar quem passa por esses locais, mas é a realidade. E todos precisam fazer o possível para evitar que isso aconteça”, afirmou ele.

Programação
Na última segunda (09) foi realizada, nas imediações da rotatória da Cidade Jardim, a ação educativa “Ciclista Fique Vivo, Seja Visto".  A atividade preventiva ocorreu junto aos Ciclistas, considerados mais vulneráveis no trânsito.
A ação contou com a participação da Concessionária ViaRondon, o DER/SP, o Tiro de Guerra, o Corpo de Bombeiros, a Voyce Bicicletas e Bicicletaria Ciclo Dú.
Foram instalados kits refletivos nas bicicletas e entregues vários panfletos, além das orientações de segurança.
As próximas ações serão as seguintes:

16/05 – das 16h às 18h
Orientações para motociclistas, instalação de tarjas reflexivas, antenas contra cerol, entre outros itens de segurança.
Local: Rotatória da Cidade Jardim, na rodovia Arnaldo Covolan

20/05 – das 16h às 18h
Local: Pátio do Santuário São Francisco de Assis

27/05 – das 16h às 18h
Orientações para ciclistas, distribuição de panfletos, instalação de kits reflexivos, entre outros itens de segurança.
Local: Rotatória da Cidade Jardim, na rodovia Arnaldo Covolan