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DECRETOS Nº 6661, 09 DE DEZEMBRO DE 2020
Assunto(s): Educação
Em vigor
DECRETO Nº 6661, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2020.
 
 
“Dispõe sobre Atribuição de Classes para o ano letivo de 2021, de acordo com a Lei n° 1641/2009”.
 
 
CÉLIO JOSÉ DE OLIVEIRA, Prefeito Municipal de Penápolis, no uso de suas atribuições legais;
 
 
D E C R E T A:
 
 
Art. 1º   O processo de Atribuição de Classes para os Professores I e II, Professor de Educação Especial, Professor de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Professor de Artes e Professor de Educação Física, para o exercício de 2021, será realizado conforme o estabelecido no §1º deste artigo. Este processo permanecerá por tempo determinado, ocorrendo nova atribuição no final do próximo ano.
 
§ 1º O processo de Atribuição de Classe dar-se-á na Sala “15 de Outubro” – Secretaria Municipal de Educação, conforme a seguinte ordem:
 
I - 14/12/2020, para os Professores da Educação Infantil:
  1. às 8h, classificados de 01 ao 15;
    às 8h 45min, classificados de 16 ao 30;
    às 9h 30min, classificados de 31 ao 45;
    às 10h 15min, classificados de 46 ao 59.
 
II - 14/12/2020, às 14h, para os Professores de Educação Física.
 
III - 14/12/2020, às 14h 45min, para os Professores de Arte.
 
IV - 14/12/2020, às 15h 30min, para os Professores do AEE.
 
V - 15/12/2020, para os Professores Ensino Fundamental:
  1. às 8h, classificados de 01 a 15;
    às 8h 45min, classificados de 16 ao 30;
    às 9h 30min, classificados de 31 ao 45;
    às 10h 15min, classificados de 46 ao 60;
    às 11h, classificados de 61 ao 75;
    às 13h 30min, classificados de 76 ao 90;
    às 14h 15min, classificados de 91 ao 105,
    às 15h, classificados de 106 ao 122.
 
VI - 16/12/2020, para os Professores II do concurso de 35 horas:
  1. às 8h, classificados de 01 ao15;
    às 8h 45min, classificados de 16 ao 30;
    às 9h 30min, classificados de 31 ao 41.
 
 
VII - 29/01/2021, ás 8h, na Sala “15 de Outubro” – Secretaria Municipal de Educação, Professor de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 
VIII – 29/01/2021, às 08h 30min, na Sala “15 de Outubro” – Secretaria Municipal de Educação, permuta.
 
IX - 29/01/2021, às 9h 30min, na Sala “15 de Outubro” – Secretaria Municipal de Educação, classes / salas remanescentes e / ou professores sem classes / salas não atribuídas, se houver.
 
X -29/01/2021, na Sala “15 de Outubro” – Secretaria Municipal de Educação, jornada complementar de todos os Professores com jornada de 35 horas, nos seguintes horários:
  1. para os professores com salas no período da manhã, às10h 30min;
    para os professores com salas no período da tarde, às15h.
 
§ 2º As oficinas dos CMEIs e do contraturno das EMEFs serão atribuídas concomitantemente com as salas regulares do Ensino Fundamental, nos dias e horários estabelecidos nos V e VII deste artigo.
 
§ 3º Para o professor da rede pública municipal será atribuída simultaneamente a classe em substituição referente ao afastamento das funções de Suporte Pedagógico e Suporte Administrativo, bem como outros afastamentos de docentes assegurados em lei.
 
§ 4º Os servidores deverão comparecer apenas no horário indicado conforme sua classificação e trazer caneta azul. Após a escolha e assinatura da ata da atribuição, o mesmo não deverá permanecer nas dependências da Prefeitura, se retirando do local.
 
§ 5º Deverá ser seguido todas as orientações e protocolos de segurança recomendados pelos órgãos de saúde, como manter o distanciamento, uso obrigatório de máscara, higienização das mãos utilizando antisséptico à base de álcool gel 70%, etc.
 
Art. 2º   Para o processo de Atribuição de Classes serão obedecidas as seguintes normas:
 
Parágrafo Único - Para os Professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Professores de Educação Especial, Professores da Educação Infantil, Professores do Ensino Fundamental Regular, Professor II (35 horas), Professores de Artes e Professores de Educação Física, será considerado o tempo de serviço no Magistério Público Municipal, contado pelo Serviço de Pessoal.
 
Art. 3°   No dia de atribuição, em situações de abono, licença saúde de até 15 (quinze) dias, licença saúde superior a 15 (quinze) dias, licença maternidade e paternidade, luto, gala, abono por trabalho na eleição (TRE), abono a bem da justiça, resgate de horas, situações de acúmulo, falta justificada e doação de sangue, o servidor outorgará, mediante procuração simples, conforme modelo – Anexo I, a participação na atribuição a terceiro, a seu critério.
 
Parágrafo Único - Em caso de licença saúde superior a 15 (quinze) dias, sendo que este não tenha trabalhado no ano de 2020, o Professor não participará da atribuição neste momento, sendo que será definida uma classe quando e se houver o seu retorno ao quadro, a critério da Secretaria de Educação.
 
Art. 4º   Os servidores readaptados, em Licenças Médicas Judiciais ou em cumprimento à sentença judicial, integram a classificação, mas não participam da escolha, ou seja, o mesmo será remanejado pelo Diretor do Departamento imediato, de acordo com a necessidade da Secretaria Municipal de Educação, quando e se houver o seu retorno ao quadro.
 
Parágrafo Único - Os servidores aptos com ressalvas (INSS ou Prefeitura) poderão ter vaga atribuída pela Secretaria de Educação, levando em consideração as vagas disponíveis e sua condição de trabalho.
 
Art. 5º   O professor que estiver afastado sem remuneração e que pretende voltar ao quadro em 2021, deverá protocolar até 11/12/2020 e informar imediatamente a Secretaria Municipal de Educação sobre o pedido para sua reintegração a partir de 29/01/2021, sendo que o servidor outorgará, mediante procuração simples, conforme modelo – Anexo I, a participação na atribuição à terceiro, a seu critério.
 
§ 1º Para solicitar o afastamento sem remuneração, o docente do quadro do Magistério Público Municipal, no prazo compreendido entre a data da publicação deste Decreto até o dia 11/12/2020, deverá protocolar o requerimento para usufruir do benefício do afastamento sem remuneração. Se deferido o afastamento, o professor não participará da atribuição.
 
§ 2º O professor afastado sem remuneração que não solicitar seu retorno até a data mencionada no caput deste artigo, e retornar ao quadro, após a atribuição de dezembro de 2020, participará do processo de atribuição no dia 29/01/2021, às 09h 30min, após os professores que ficaram sem classes.
 
§ 3º Os professores afastados sem remuneração, quando do seu retorno durante o ano letivo, serão reintegrados em Unidades Escolares a critério da Secretaria Municipal de Educação.
 
Art. 6º   Não havendo classe/aula disponível na Rede Municipal de Ensino, o excedente será declarado adido e ficará à disposição da Secretaria Municipal de Educação, devendo assumir as substituições docentes que surgirem no decorrer do ano letivo, relativa ao seu cargo de atuação e obedecida a sua habilitação, bem como as atividades inerentes ou correlatas às do magistério.
 
Art. 7°   O professor que chegar atrasado ou deixar de comparecer na atribuição nos dias acima citados, não terá nenhuma classe atribuída, ficando a disposição da Secretaria Municipal de Educação, assumindo classes remanescentes, licenças-saúdes ou substituições nesta ordem de prioridades, obedecida a sua habilitação, bem como as atividades inerentes ou correlatas às do magistério.
 
Art. 8°   O professor indicado para as funções do Suporte Pedagógico, Suporte Administrativo ou outros afastamentos na Secretaria Municipal de Educação e que seja dispensado, a pedido ou a critério da Administração e/ou Secretaria Municipal de Educação da função para a qual foi designado, não perde o direito de voltar à(s) classe(s) da(s) qual(s) é titular durante o corrente ano letivo.
 
 
Parágrafo único - O professor que estiver em substituição na classe citada neste artigo, quando da volta do titular durante o ano letivo, deverá assumir outra classe, a critério da Secretaria Municipal de Educação, retornando à sua classificação de origem para a escolha de classe somente no ano seguinte.
 
Art. 9º   Em situações de acúmulo de dois contratos, o critério a ser atribuído será conforme os horários e turnos de funcionamento das Unidades Escolares, seguindo a ordem de classificação.
 
§ 1º O professor cuja classificação no segundo contrato não lhe garante a atribuição de classe no período inverso ao do primeiro contrato, terá o direito assegurado do desempenho de suas funções, em local determinado pela Secretaria Municipal de Educação.
 
§ 2º Poder-se-á atribuir classe em substituição ao professor em situação de acúmulo, resguardando o direito do titular em caso de retorno à atividade em sala de aula, ficando o substituto à disposição da Secretaria Municipal de Educação, para substituições na Rede Municipal de Ensino.
 
Art.10    Para os professores de Arte e de Educação Física com jornada integral ou reduzida, serão atribuídas aulas/projetos, por livre escolha do professor, acrescidas das respectivas HTPs e HTPLs, de acordo com a Lei.
 
Art. 11   Para os professores da Educação Especial serão atribuídos blocos de aulas em Unidades Escolares.
 
Parágrafo único - No decorrer do ano letivo, poderá haver reorganização dos blocos, dependendo da demanda e/ou necessidade da Secretaria Municipal de Educação.
 
Art. 12   A remoção por permuta poderá ocorrer quando dois integrantes do Quadro do Magistério, ocupantes de funções idênticas, do mesmo Departamento do Ensino Fundamental ou Departamento da Educação Infantil, requeiram a mudança recíproca de sua Unidade de lotação, após a escolha de classe, antecedendo ao início do período letivo, no dia 29/01/2021, às 08h 30min na Sala 15 de Outubro da Secretaria Municipal de Educação.
 
§ 1º A permuta só acontecerá uma vez antes do início do ano letivo e a sua desistência ou uma nova permuta somente poderá ser autorizada após 03 (três) anos.
 
§ 2º A permuta será permitida somente em classes livres.
 
Art.13    As Horas de Trabalho Pedagógico serão cumpridas conforme determinado:
 
I - Os professores que tiverem atribuídas classes na Educação Infantil Regular deverão cumprir suas HTPs da seguinte forma:
  1. no período da manhã – de segunda-feira a sexta-feira, das 11h às 12h;
    no período da tarde – de segunda-feira a sexta-feira,das 17h às 18h.
 
II - Os professores que tiverem atribuídas classes na Educação Infantil Integral deverão cumprir suas HTPs da seguinte maneira:
  1. professores com jornada de 30 horas, de segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 08h;
    professores com jornada de 35 horas, de segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 08h; terça-feira e quarta-feira, das 12h às 12h 30min.
 
III - Os professores com jornada de 35 horas, que tiverem atribuídas classes na Educação Infantil regular deverão cumprir suas HTPs da seguinte forma:
a) no período da manhã – de segunda-feira, quinta-feira e sexta-feira, das 11h às 12h; terça-feira e quarta-feira, das 11h às 12h 30min, na própria Unidade Escolar;
b) no período da tarde – de segunda-feira, quinta-feira e sexta-feira, das 17h às 18h; terça-feira e quarta-feira, das 17h às 18h 30min, na própria Unidade Escolar.
 
IV - Os professores que tiverem atribuídas classes no Ensino Fundamental regular, que atuarão do 1º ao 5º ano, cumprirão HTPCs, às quartas-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras, das 11h às 12h (professores do período da manhã) e das 17h às 18h (professores do período da tarde), na própria Unidade Escolar.
 
V - Os professores que tiverem atribuídas classes no Ensino Fundamental Integral, que atuarão do 1º ao 5º ano, cumprirão HTPCs, às quartas-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras, das 07h às 8h.
 
VI - Os professores que tiverem atribuídas oficinas no contraturno das Escolas Municipais de Ensino Fundamental cumprirão HTPC das 16h às 17h, de segunda à sexta-feira, na própria Unidade Escolar.
 
VII - Os professores que tiverem atribuídas oficinas nos Centros Municipais de Educação Integrada cumprirão HTP das 07h às 07h 30min e das 11h 30min às 12h (período da manhã) e das 16h 30min às 17h 30min (período da tarde), de segunda à sexta-feira, na própria Unidade Escolar, exceto o CMEI Planalto, que por ser uma Unidade integral, o horário de HTPC do período da tarde será das 16h às 17h.  
 
VIII - Os professores do Ensino Fundamental com jornada de 35 horas, além da HTPC estabelecida acima, cumprirão uma HTPI por semana no período contrário, em dia pré-estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação.
 
IX - No horário em que os alunos serão atendidos pelos professores especialistas de Arte e Educação Física, os professores regulares cumprirão HTPI, realizando atividades voltadas para fins pedagógicos, na própria Unidade Escolar, sob acompanhamento da coordenação pedagógica.
 
X - Os professores que tiverem atribuídas classes na Educação de Jovens e Adultos – EJA, a HTPC acontecerá às terças-feiras, devendo ser cumprida no período da tarde, das 13h às 17h.
 
XI- Haverá Reunião Pedagógica Coletiva (HTPC) para os professores da Educação Infantil, na primeira semana de cada mês, em horário, data e local a ser estabelecido pelo grupo na primeira reunião pedagógica, a qual será registrada em ata e valerá para ano letivo de 2021, podendo o professor optar pela participação na referida reunião:
 
 
  1. O professor que optar pela participação na HTPC resgatará tais horas em horários de HTP em acordo com a Coordenação Pedagógica.
    O professor que optar pela participação na HTPC e não comparecer nas reuniões sem aviso prévio à coordenação com justificativa serão descontadas 02 (duas) horas do apontamento de suas Horas Atividades para fins de seu pagamento.
    O professor que não optar pela participação na HTPC, deverá cumprir HTP nos horários estabelecidos de acordo com os incisos deste artigo.
 
XII – Caso haja necessidade, haverá Reunião Pedagógica Unificada (HTPC) para os professores do Ensino Fundamental, em horário, data e local definido pela Secretaria.
 
Art. 14   O reforço escolar será realizado pelo professor da Sala Atribuída do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e acontecerá às:
 
I - segundas-feiras e terças-feiras, das 11h às 12h (alunos do período da manhã) e das 17h às 18h (alunos do período da tarde), na própria Unidade Escolar, nas Escolas de Ensino Regular.
 
II - segundas-feiras e terças-feiras, das 07h às 08h, na própria Unidade Escolar, nas Escolas de Ensino Integral.
 
Art. 15 Não será permitida falta/abono, nos dias em que houver Cursos de Formação.
 
Art.16 É facultado à Secretaria Municipal de Educação aproveitamento do Professor II em quaisquer das áreas do campo de atuação, desde que habilitado, sendo justificado o ato em situação de supressão de turma de educandos ou para possibilitar a atribuição de classes aos docentes em acúmulo de cargo, retomando a sua situação de origem, assim que a mesma for regularizada.
 
Parágrafo Único -    O professor que tenha a sua classe extinta no decorrer do ano letivo, terá prioridade para preencher emprego vago e para assumir classe recém instalada, respeitada as restrições legais de sua jornada, campo de atuação e habilitação e, em situação provisória.
 
Art. 17 Caso por motivo de saúde pública sejam suspensos no decorrer do ano letivo de 2021, o contraturno das EMEFs e as oficinas dos CMEIs, os professores que tiveram atribuídas classes nestas Unidades, ficarão à disposição da Secretaria Municipal de Educação, podendo ser aproveitados em qualquer área do campo de atuação, desde que habilitados, respeitando a situação de acúmulo.
 
Art. 18   Qualquer contratação que ocorrer no exercício de 2021, o professor contratado seguirá as determinações estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação.
 
Art. 19   Qualquer caso omisso ou que vier a surgir, caberá à Secretaria Municipal de Educação a resolução do mesmo.
 
 
Art. 20 Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PENÁPOLIS, em 09 de dezembro de 2020
Autor
Executivo
* Nota: O conteúdo disponibilizado é meramente informativo não substituindo o original publicado em Diário Oficial.
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Ato Ementa Data
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