Os contribuintes já podem efetuar o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) referente ao ano de 2026. Até o dia 20 de janeiro, quem optar pelo pagamento à vista em parcela única terá desconto de 10% no valor total do imposto.
Aqueles que optarem pelo parcelamento do IPTU, a primeira parcela tem o vencimento marcado para o dia 23 de janeiro, sendo as demais parcelas no dia 23 dos meses sequentes.
A novidade deste ano é que o parcelamento será realizado de acordo com o valor total do imposto lançado. Caso o valor integral do IPTU do imóvel seja superior a R$162,03, poderá ser pago em 12 parcelas mensais. Já os imóveis cujo valor total lançado seja até R$162,03, poderão ser quitados em seis parcelas mensais.
De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Finanças, estão sendo distribuídos cerca de 35 mil carnês de IPTU 2026. Este imposto é a maior receita própria do município, destinado a manter os serviços municipais em funcionamento.
Quem não receber o carnê em sua residência até o dia 15 de janeiro, poderá retirá-lo no Serviço de Rendas e Tributos da Prefeitura de Penápolis. Outra opção é gerar as guias para pagamento diretamente no site da Prefeitura de Penápolis (www.penapolis.sp.gov.br); basta acessar o banner rotativo em destaque e preencher o código de identificação do imóvel, disponível em qualquer outro carnê do IPTU de anos anteriores. (CLIQUE AQUI!)
Pelo site é possível gerar tanto a guia da parcela única com desconto de 10% até o dia 20 de janeiro, quanto as demais parcelas mensais do IPTU 2026, inclusive com valores atualizados (com juros) caso o pagamento seja feito após a data de vencimento da parcela.
Pagamento
O IPTU 2026 pode ser quitado em todas as Casas Lotéricas, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Mercantil, Sicredi, Itaú, Brasdeco, Santander (somente débito em conta). É possível efetuar o pagamento por débito automático, internet banking e caixa eletrônico.
A fim de garantir mais comodidade aos contribuintes, os tributos municipais também podem ser pagos via PIX, em qualquer banco, de qualquer lugar do país e durante 24h por dia.
Para efetuar o pagamento via PIX, o contribuinte deverá abrir o aplicativo do seu banco, apontar a câmera para o QR Code e todos os dados do pagamento já serão inseridos. Toda a operação é instantânea.
“A alternativa de pagamento via Pix com a emissão da guia gerada no site proporciona facilidade e agilidade aos contribuintes, principalmente àqueles que residem em outras cidades, mas possuem imóveis em Penápolis”, acrescentou a secretária de Finanças, Maria Emília Pereira de Souza.
Outros tributos
A Secretaria de Finanças informa aos munícipes que também serão entregues os carnês de Taxa de Licença; ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) e Taxa de Ambulante. Os vencimentos estão estampados nas lâminas dos carnês e o pagamento também pode ser feito via PIX ou nos bancos conveniados.
Vale ressaltar que os carnês com parcelas atrasadas do IPTU 2025 e outros tributos vencidos (de anos anteriores) não possuem mais validade para este ano e já entraram na dívida ativa. Para quitar débitos de anos anteriores, o contribuinte deve procurar o Serviço de Rendas para efetuar o reparcelamento com a atualização dos valores.
Serviço:
O Serviço Municipal de Rendas atende no piso térreo da Prefeitura (avenida Marginal Maria Chica 1400, Centro). O horário de atendimento ao público é das 08h às 16h (sem intervalo), de segunda a sexta-feira. Mais informações ou esclarecimentos podem ser obtidos pelos telefones (18) 3654.2504, 3654.2506 ou 3654.2507.
Secom – PMP









